A Sessão Ordinária de hoje (20), teve início com a abertura realizada pela presidente da Casa de Leis, Sandra Barzotto, que em seguida passou a palavra do Nobre Expediente a jornalista e pioneira em Lucas do Rio Verde, Vera Faccin Carpenedo, que representou a Academia Luverdense de Letras (ALL) e falou sobre o aniversário de fundação da Entidade e o Projeto Compartilhando Saberes.
O primeiro Projeto a ser votado foi o de Decreto Legislativo N. 06/2023 de autoria da vereadora Sandra Barzotto que concede o Título de Cidadã Honorária a Tânia Maria Vendruscolo.
Também aprovado o Projeto de Decreto Legislativo N. 08/2023 de autoria do vereador Wlad Mesquita que concede o Título de Cidadão Honorário a Alan Togni.
Todos os vereadores aprovaram em primeira e única votação o Projeto de Lei N. 04/2023 de autoria do Plenário que denomina o Mercado do Produtor localizado no bairro Parque das Emas de “Luiz Alberto Tecchio”.
Luiz foi o primeiro feirante em Lucas do Rio Verde, produzia salame, copa, queijo, carne de porco e vendia na feira, sempre acompanhado da sua nora Loira, que fazia pães, cucas e bolachas para também serem comercializados.
Com um coração bom e caridoso, esteve presente em ações da comunidade, na igreja católica, na Apae, no lar Bom Samaritano entre outras entidades. nunca gostou de holofotes, sempre ajudava ao próximo sem que ninguém ficasse sabendo. Segundo ele: “O que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber.” Deixou um ensinamento aos seus filhos de humildade, de batalhas e de sempre ajudar o próximo. Faleceu em 27 de dezembro de 2020, em decorrência das complicações do alzheimer.
Outro aprovado foi o Projeto de Lei N. 02/2023 que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cooperação Técnica com a Benegas Tenis Sorriso Ltda. O objetivo da cooperação é ampliar a oferta das escolinhas de Tênis no município com o aumento do número de vagas. O intuito é criar o projeto social utilizando o tênis como ferramenta somatória no processo educativo da criança, jovem e o adolescente.
O Projeto de Lei N. 03/2023 que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cooperação Técnica com a Sociedade empresária Jorge L. O. Santos Coach Ltda foi aprovado também. O objetivo é ofertar escolinhas de Tênis aos munícipes com o aumento do número de vagas.
Aprovado em primeira e única o Projeto de Lei N. 12/2023 que dispõe sobre a reformulação da Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.
Também o Projeto de Lei N. 18/2023 que autoriza a doação de bens inservíveis do Patrimônio Público Municipal foi aprovado em primeira e única votação por todos.
Aprovado o Projeto de Lei N. 19/2023 que altera a data de início da implantação de unidade tipo C do SEST SENAT, que deverá ser até 30/04/2023.
Cinco Moções de Aplausos foram aprovadas por todos os legisladores, entre elas, três são da vereadora Sandra Barzotto
– Moção N. 10/2023 que externa Aplausos a Agroligadas, pelo envolvimento e parceria na campanha contra o câncer de mama e de próstata realizada em Lucas do Rio Verde;
– Moção N. 12/2023 que externa Aplausos a Equipe Emma Tech de Robótica;
– Moção N. 13/2023 que externa Aplausos a Equipe Ema do Cerrado da Escola São Cristóvão.
Outra Moção aprovada foi a de N. 14/2023 de autoria do vereador Gilson de Souza que externa Aplausos a Márcia Rejane Tatto.
E a Moção N. 15/2023 de autoria do vereador Wlad Mesquita que externa Aplausos ao Fórum de Lucas do Rio Verde pela comemoração dos 25 anos de instalação e história em Lucas do Rio Verde.
Também foram lidas e aprovadas oito Indicações dos vereadores Márcio. Gilson, Noel e Wlad.