Visando contribuir com o desenvolvimento socioeconômico em Lucas do Rio Verde, a Sicredi Ouro Verde MT, instituição cooperativa presente em 15 cidades de Mato Grosso, com mais de 134 mil associados assinou na última terça-feira, 21 de março, durante o Show Safra 2023, o termo que chancela seu compromisso com o fomento à inovação no município.
Além da Sicredi Ouro Verde MT, o Pacto pela Inovação reuniu outras entidades das esferas educacionais, Poder Público, Iniciativa Privada e sociedade civil organizada. Cerca de 90 instituições compõem o grupo de apoiadores da iniciativa.
Conforme destaca o diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas, “é um orgulho para a cooperativa ser signatária deste trabalho realizado junto à Aliança de Inovação do Cerrado (AIC)”. “Para nós, que já temos um eixo social muito forte, é muito importante que todas as pessoas saibam o que representa esta assinatura do Pacto. A nossa intenção, enquanto cooperativa, é de expandir este projeto para os 15 municípios de Mato Grosso, onde estamos presentes, trazendo novas tecnologias, novas pessoas, novos modelos de negócio para continuar transformando a nossa região”, assinala.
O Pacto pela Inovação carrega, em sua missão, a proposta da união de forças, por meio da colaboração, cooperação e da cocriação. De acordo com o consultor do Pacto pela Inovação, Josep Piqué, é esta soma de energias um dos principais fatores para o sucesso do Pacto, iniciativa já desenvolvida em outros municípios do país e do mundo. “Os pactos de inovação são os mecanismos que temos para articular o Poder Público, junto dos demais envolvidos, para contribuir com o desenvolvimento de uma localidade, gerando valor econômico e social. São formas de ir mais além, com um propósito comum. E aqui, em Lucas do Rio Verde, fica bem claro que as autoridades e demais entidades envolvidas entenderam o objetivo do Pacto, o que vai elevar o município ao patamar de referência nacional em Inovação”, explicou.
O Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, aponta que, entre os primeiros passos a serem trabalhados pelo Pacto no município, estão iniciativas voltadas para a Educação e para o Meio Ambiente. “Primeiro nós enquanto Poder Público devemos passar por uma mudança de pensamento, começando pelo dever de casa, por nossa base que é a Educação. A partir dali, trabalhando em frentes como mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, redução da emissão de carbono em nossa frota, entre outros, é que passaremos a ser vistos como exemplo por toda a sociedade, que começa a se conscientizar do que é o Pacto, alcançando nosso objetivo, que é ter uma Lucas do Rio Verde como referência nacional, em ecossistemas de Inovação e Energia Verde”, explica. No ano passado, a aprovação da Lei Municipal nº 3.457/2022 regulamentou o incentivo e apoio a inovação e tecnologia em Lucas do Rio Verde.