Rendendo homenagem aos padres precursores do cooperativismo de crédito no Brasil e em Mato Grosso, a Sicredi Ouro Verde MT, instituição financeira cooperativa presente em 15 cidades de Mato Grosso, inaugurou dois monumentos em frente à sua Sede Administrativa, em Lucas do Rio Verde. Os bustos são um reconhecimento ao trabalho do padre suíço Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, e à contribuição do padre alemão Johannes Berthold Henning, conhecido como Padre João, que liderou a fundação da primeira cooperativa de crédito de Mato Grosso.
Sicredi Ouro Verde MT homenageia padres fundadores — Foto: Reprodução
Conforme destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, a inauguração dos bustos em homenagem aos dois padres tem o objetivo de eternizar a história destes pioneiros. ‘É uma simbologia muito importante, para que esse legado construído por eles permaneça vivo, nas nossas memórias, e contribua para levarmos a mensagem do cooperativismo para as próximas gerações”, destaca.
Pe. Theodor Amstad veio ao Brasil juntamente com outros padres jesuítas para tentar melhorar a vida dos imigrantes germânicos que estavam desassistidos nas colônias do Rio Grande do Sul. E foi lá que ele fundou a primeira cooperativa de crédito rural do Brasil e da América Latina, na cidade de Nova Petrópolis, hoje a Sicredi Pioneira. Em 2019, foi oficializado como Patrono do Cooperativismo no Brasil, por meio da Lei 13.926.
Já o Padre Johannes Berthold Henning chegou ao Brasil em 1967, como missionário, e se instalou na cidade de Juscimeira-MT, onde fundou a Mista Agropecuária de Juscimeira, Comajul, e posteriormente a primeira cooperativa de crédito de Mato Grosso, origem do Sicredi no estado. Para driblar a dificuldade da pronúncia “Johannes” nesta região, ele aportuguesou seu nome para padre João, como ficou conhecido em todo o estado de Mato Grosso.
Fonte: Assessoria Sicredi