Começa hoje, em Sinop, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o imunizante será disponibilizado conforme determinação do Ministério da Saúde, por fase.
A primeira fase [ de 01 de março até 05 de março] será destinada, apenas, a idosos com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência [a partir de 12 anos] e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas [a partir de 12 anos], indígenas, quilombolas e ribeirinhos [a partir de 12 anos].
Já a segunda fase, que inicia no dia 06 de março e vai até o dia 19 de março, terá como público alvo, pessoas de 60 a 69 anos. Na sequência, no dia 20 de março, o público alvo para receber o imunizante serão as gestantes e puérperas, que poderão procurar uma das Unidades Básicas de Saúde referência até o dia 16 de abril.
A quarta e a quinta fase de disponibilização da vacina bivalente contra a Covid-19 iniciarão no dia 17 de abril e terão como público alvo os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente [a partir de 12 anos], população provada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, bem como seus funcionários.
Para receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19, a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose da vacina monovalente aplicada. Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receber a aplicação do imunizante, são ter recebido, anteriormente, pelo menos, duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca) e ter idade mínima de 12 anos.
A vacina bivalente é vedada à pessoas que não receberam, pelo menos, duas doses da vacina monovalente, menores de 12 anos de idade e àqueles que tiveram alguma reação alérgica ao receberem um dos imunizantes contra a Covid-19, anteriormente.
Durante a semana, a vacina bivalente será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Sinop e, aos sábados, mo Cia Jacarandás, Cia André Maggi, UBS Vindilina II e UBS Primaveras.
A vacina bivalente contra a Covid-19, além de conter os componentes das vacinas anteriores, também tem componentes que imunizam contra a variante Ômicron, bem como suas subvariantes, prevalente em todo o mundo.
Autor: Luciano Andre
Fonte: Assessoria da Prefeitura