Final do mineirão é hoje América-MG x Atlético-MG

0
295

A final do Campeonato Mineiro deste sábado entre América-MG e Atlético-MG coloca, frente a frente, dois técnicos em busca de uma retomada por títulos. Vagner Mancini e Eduardo Coudet convivem com um hiato de conquistas na carreira. Independentemente do resultado, o Estadual terá um treinador campeão inédito.

Mancini está na segunda passagem pelo América. Chegou em 2021, após o time perder o Mineiro para o Atlético-MG. Saiu no meio da temporada para tentar salvar o Grêmio do rebaixamento e voltou em 2022. Não chegou a nenhuma final com o América nas duas passagens.

Mancini revela 'lema' do América: 'Ser o time mais chato do campeonato' -  Superesportes

Foto Mourão Panda / América MG

Chacho chegou ao Galo nesta temporada depois de passagem sem brilho pelo Celta de Vigo, da Espanha. Antes, comandou o Internacional liderando o Brasileiro por algumas rodadas. O treinador deixou o comando do time gaúcho por não ter os reforços que havia pedido à diretoria.

Apresentado oficialmente, Coudet traça primeiro objetivo no Atlético-MG

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Apesar de ter treinado mineiros desde 2012, Vagner Mancini só disputou um Campeonato Mineiro, pelo Cruzeiro em 2012. Este é o primeiro Estadual na frente do América.

Eduardo Coudet é novato no Campeonato Mineiro. Também busca o primeiro título no Estadual, logo no primeiro ano em Minas Gerais. De qualquer forma, o técnico campeão do torneio será inédito.

Eduardo Coudet e Vagner Mancini em Atlético-MG x América-MG — Foto: Gilson Junio/AGIF

Eduardo Coudet e Vagner Mancini em Atlético-MG x América-MG — Foto: Gilson Junio/AGIF

O técnico do Coelho não ganha nenhum título desde 2017, quando conquistou o Campeonato Catarinense com a Chapecoense. No ano passado, deixou o Grêmio ainda no meio do Gaúcho. O Tricolor se sagrou campeão no comando de Roger Machado.

Coudet tem apenas dois títulos na carreira de treinador. Ambos em 2019, com o Racing, pelo qual teve sua melhor passagem. Levantou o troféu de campeão argentino daquele ano e também Troféu dos Campeões (disputa simbólica entre campeão da Superliga Argentina e o Campeão da Copa do país).

Títulos de Vagner Mancini

  • 2005 – Copa do Brasil – Paulista-SP
  • 2008 – Campeonato Baiano – Vitória-BA
  • 2011 – Campeonato Cearense – Ceará-CE
  • 2016 – Campeonato Baiano – Vitória-BA
  • 2017 – Campeonato Catarinense – Chapecoense-SC

 

Vagner Mancini; América-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Vagner Mancini; América-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Títulos de Eduardo Coudet

  • 2019 – Campeonato Argentino – Racing
  • 2019 – Troféu de Campeões – Racing

 

Eduardo Coudet; Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético

Eduardo Coudet; Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético