Com o objetivo de dialogar com todos os segmentos que integram ou utilizam o sistema Judiciário Estadual em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) e Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva e equipe visitam as duas comarca na próxima semana.
Trata-se do Programa Corregedoria Participativa, que visa aproximar mais ainda o Poder Judiciário da sociedade, para isso uma comitiva liderada pelo desembargador Juvenal Pereira estará de 17 a 21 de abril nas unidades judiciais de Lucas e Nova Mutum.
O juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luís Pereira Cajango, que tem entre suas atribuições as correições, disse que a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é realizar o trabalho de forma presencial em ao menos 30% das unidades do Estado. “Nós vamos às comarcas fazendo um trabalho de orientação, no intuito de prestar auxílio aos nossos colegas e servidores para o melhor atendimento do jurisdicionado e das metas do CNJ”, destacou.
A juíza auxiliar Christiane da Costa Marques Neves, responsável pelos assuntos relacionados à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e à violência doméstica e familiar também integra a comitiva da CGJ. Assim como a equipe do juiz auxiliar, Eduardo Calmon, que realiza visitas aos cartórios Extrajudiciais.
Prefeitos, secretários municipais, sociedade em geral, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados (OAB), Defensoria Pública, magistrados, servidores e veículos de comunicação estão convidados para participar deste momento.
De segunda-feira (17) até a manhã de quarta-feira (19), o corregedor-geral e equipe realizam uma série de reuniões em Lucas do Rio Verde. “A ideia é visitar os representantes dos Poderes no município para que possamos trabalhar em conjunto, fazer um entrelaçamento de ideias em busca de soluções para o melhor atendimento do nosso usuário e da sociedade como um todo”, informa o corregedor.
A comitiva se desloca até Nova Mutum e cumprirá agenda com representantes dos Poderes nos dois dias seguintes. Esta será a quarta atividade realizada pelo Programa em 2023, que teve início em fevereiro e já passou pelas comarcas do Vale do São Lourenço (Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino e Poxoréu), Sorriso, Vera, Sinop e Cláudia.
Paralelamente, são realizadas as correições nas unidades judiciais de Lucas do Rio Verde: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis, Vara Especializada dos Juizados Especiais, e 1ª e 2ª Varas Criminais. E de Nova Mutum serão correicionadas as 1ª, 2ª e 3ª Varas da Comarca.
A programação conta ainda com visitas às autoridades locais, às casas de apoio, batalhões e delegacias.
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: primeira imagem: foto colorida. Logo do Programa Corregedoria Participativa. A imagem tem uma bússola dourada ao centro, rodeada por mãos de diversas etnias.
Fonte: Alcione dos Anjos| Assessoria de Imprensa da CGJ-MT