A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou a convocação para o Campeonato Mundial, que será realizado em Doha, no Catar, entre os dias 7 e 14 de maio. A grande ausência sentida é a da três vezes medalhista olímpica e campeã mundial em 2022 Mayra Aguiar, que ainda não está 100% fisicamente. Assim, as principais esperanças do país recaem sobre a campeã olímpica de 2016 Rafaela Silva e o medalhista de bronze em Tóquio 2021 Daniel Cargnin.
– Optamos por ficar de fora deste Mundial para conseguir tratar algumas pequenas lesões que acabei acumulando nos últimos meses. Mesmo sendo uma das minhas competições favoritas de lutar, sei que em alguns momentos é preciso segurar para se fortalecer. Eu quero estar 100% pronta para voltar e isso está próximo de acontecer. A ideia é priorizar o segundo semestre e a preparação para os Jogos Olímpicos – disse Mayra Aguiar.
Mayra Aguiar em ação no Masters de judô — Foto: Divulgação CBJ
Atual campeã mundial e líder do ranking, Rafaela Silva é o principal nome do Brasil na competição, e entra como uma das favoritas. Outros nomes do país estão entre os oito cabeças de chave do torneio: Daniel Cargnin (73kg),Beatriz Souza (+78kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Silva (+100kg) e Ketleyn Quadros (63kg).
Na última edição do Campeonato Mundial, o país ficou em segundo do quatro de medalhas, com dois ouros, Rafaela e Mayra, uma prata, com Beatriz Souza, e um bronze, de Daniel Cargnin.
SELEÇÃO MASCULINA
Willian Lima (66kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Daniel Cargnin (73kg/Sogipa/FGJ)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ)
Giovani Ferreira (90kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Rafael Silva (+100kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
João Cesarino (+100kg/Instituto Reação/FJERJ)
SELEÇÃO FEMININA
Natasha Ferreira (48kg/Sociedade Morgenau/FPRJ)
Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Rafaela Silva (57kg/Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
Jéssica Lima (57kg/Sogipa/FGJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Gabriella Mantena (63kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Ellen Froner (70kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Beatriz Souza (+78kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)