Mais uma vitória da Piazada do Caju no Brasileirão Sub-20! Com 2 a 1 no placar do Miniestádio, o Athletico Paranaense levou a melhor sobre o São Paulo, nesta quinta-feira (6), e assumiu a liderança do Grupo B. Foi a quarta vitória seguida do Furacão.
Lucca Prior e Leo Ataíde marcaram os gols rubro-negros, em uma partida que teve domínio athleticano na maior parte dos 90 minutos. O São Paulo descontou já na reta final da partida, depois que o Furacão teve um jogador expulso.
O Athletico soma agora 13 pontos em seis partidas disputadas. A liderança do Grupo B será rubro-negra pelo menos até sábado (8), quando o Santos, que tem 11 pontos somados, enfrenta o Palmeiras, fechando a rodada.
A piazada volta a campo pelo Brasileirão Sub-20 na próxima quarta-feira (12), novamente no CAT Caju. O adversário será o Goiás, em jogo marcado para as 15h.
O jogo
Com muita velocidade no toque de bola e na movimentação, o Athletico envolveu o São Paulo desde o início. As primeiras chances fizeram em finalizações de Renan Viana, que quase encobriu o goleiro, e Lucca Prior, chutando de fora da área.
O lado esquerdo do Furacão dava muito trabalho ao time do São Paulo e em um lançamento de Vinicius Kauê, Leonardo Derick foi derrubado na área. Renan Viana foi para a cobrança, mirou no canto direito e acertou a trave!
Aos 30′, finalmente saiu o primeiro gol. E foi um golaço, numa linda jogada coletiva do Furacão. Renan Viana pressionou a saída de bola do São Paulo e Felipe Chiqueti dividiu com o zagueiro Ryan. A bola ficou com Lucca, que lançou Renan Viana. O camisa 9 matou no peito, colocou no chão e mandou o passe perfeito para Léo Derik. Ele invadiu a área e cruzou rasteiro para Lucca, que fechava na segunda trave e tocou para a rede!
Pouco depois do gol, o volante tricolor Clauvis, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Renan Viana e foi expulso, deixando o Furacão com um homem a mais. E aos 45′, João Vitor voltou a balançar a rede, mas a arbitragem assinalou impedimento.
O Athletico ampliou a contagem pouco depois do intervalo. Aos 8′, Renan Viana novamente apareceu como garçom e tocou na esquerda para Léo Derik, que disparou em direção à linha de fundo e cruzou rasteiro. Desta vez, Leo Ataíde estava lá para marcar!
Com dois a zero no placar, o Rubro-Negro passou a administrar a vantagem. Ia controlando a partida até que aos 23′, Talles Wander foi lançado no ataque, cara a cara com Mycael, e se desequilibrou na hora da finalização. O árbitro, porém, viu falta de Arthur Zanella no lance e mostrou o cartão vermelho direto para o zagueiro athleticano.
A partir daí, o São Paulo cresceu na partida e conseguiu descontar aos 30′, com um gol do atacante Maioli. Mas apesar do adversário esboçar uma pressão nos minutos finais, nada pode tirar os três pontos do Furacão!
Ficha técnica:
Athletico Paranaense 2×1 São Paulo
Campeonato Brasileiro Sub-20 2023: Grupo B – 6ª rodada
Data: 06/04/2023 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Miniestádio do CAT Alfredo Gottardi
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Assistentes: João Fabio Machado Brischiliari (PR) e Roberto Rivelino dos Santos Junior (PR)
Quarto árbitro: Maria Luiza Brandelero dos Santos (PR)
Athletico Paranaense:
Mycael; Leo Ataíde, Arthur Zanella, João Vitor e Vinicius Kauê; Murilo (Biro, aos 21′ do 2º tempo), Kevin (Dourado, aos 26′ do 2º tempo) e Felipe Chiquetti (Rogério Zuin, aos 21′ do 2º tempo); Lucca Prior (Lima, aos 26′ do 2º tempo), Renan Viana (Yuri, aos 43′ do 2º tempo) e Leonardo Derik (Pará, aos 43′ do 2º tempo)
Técnico: Juca Antonello
Gols: Lucca, aos 30′ do primeiro tempo; Leo Ataíde, aos 8′ do segundo tempo
Cartão amarelo: Renan Viana
Cartão vermelho: Arthur Zanella, aos 23′ do segundo tempo.
São Paulo:
Leandro; Felipe Rissani (Maik, no intervalo), Ryan (Arthur Yan, no intervalo), Kazin (Zanella, aos 34′ do 2º tempo) e João Douglas; Clauvis, Palmberg (Iba, no intervalo) e Rodriguinho; Maioli, Talles Wander (João Adriano, aos 26′ do 2º tempo) e Faisal (Alves, aos 39′ do 2º tempo)
Técnico: Mário Ramalho
Gol: Maioli, aos 30′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Ryan, Clauvis, Maik, Talles Wander e João Adriano
Cartão vermelho: Clauvis, aos 34′ do primeiro tempo
Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br