A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, no último sábado (1), o primeiro ambulatório de Medicina de Família e Comunidade, no Espaço Saúde. A ação foi criada com intuito de diminuir a demanda da Central de Regulação de pacientes que já estavam na fila de espera aguardando consulta.
O ambulatório é um novo projeto da Secretaria de Saúde, composto por médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade em parceria com o Programa de Residência Médica Luverdense, com competência para resolução de mais de 85% dos casos, ofertando uma consulta centrada na pessoa. Os residentes acompanham e auxiliam os especialistas nesses atendimentos.
Neste primeiro momento, apenas pacientes de causas sensíveis da endocrinologia receberam atendimento da equipe multidisciplinar sendo, a maioria dos usuários, portadores de diabetes Mellitus. Entre as avaliações também teve consulta a nutricionista. Ao todo, 42 pacientes foram chamados. Destes, 29 compareceram e já estão com retorno agendado para o fim deste mês.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Drª. Jessika Canabarro, o ambulatório prestará apoio em diversas causas, de diversas especialidades. “Começamos com endocrinologia, pois essa era nossa fila maior no momento. Todos os pacientes que responderam ao nosso chamado para agendamento foram atendidos, tiveram a sua primeira consulta com médico e nutricionista e já saíram com o retorno agendado”, pontua.
Outras demandas também serão atendidas conforme fila de espera.