Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Alimentos que aumentam a fome e podem atrapalhar emagrecimento

Existem alimentos que aumentam a saciedade e ajudam no processo de emagrecimento. E há outros com efeito contrário, eles fazem com que a fome volte mais rápido. Se o seu objetivo é a perda de peso, vale evitar ou moderar o consumo do segundo grupo.

Para perder quilos é necessário atingir o déficit calórico, o ideal é comer com qualidade, fazendo escolhas mais nutritivas. O nutricionista Isaac Nunes, que atende em Brasília, destaca, por exemplo, aveia, arroz integral, leguminosas, granola e cuscuz como alimentos que oferecem saciedade e aceleram o metabolismo.

“A perda de peso acontece quando você consome menos calorias do que gasta no dia. Para perder um quilo de gordura você precisa gastar 7.000 calorias. Existem alimentos que têm poucas fibras ou muito açúcar, eles fazem a fome voltar mais rápido”, explica Nunes.

Veja lista de alimentos que atrapalham a perda de peso:

1. Croissant

A massa folhada do croissant tem alto teor de manteiga e é, consequentemente, muito gordurosa. “Tem pouca fibra e muita gordura. Faz você sentir fome mais rápido em comparação com alimentos mais saudáveis”, afirma o nutricionista.

2. Batata frita

A batata é um alimento extremamente versátil e pode ser usada em preparos saudáveis. Porém, fritá-la no óleo e acrescentar sal reduz a qualidade nutricional e aumenta o valor calórico. Assim como o croissant, a batata frita oferece pouca saciedade, o que vai fazer você comer mais do que deveria.

3. Arroz branco

A lógica é: quanto mais fibras, maior o tempo sem sentir fome. “Em 100 gramas, o arroz integral tem 2,7 gramas de fibras. Já o arroz branco, apenas 1,5 gramas. Prefira sempre o arroz integral”, sugere Nunes.

4. Sucrilhos

Aquele cereal logo de manhã cedo pode não ser uma boa ideia se o objetivo for a perda de peso. Por ter muito açúcar na composição, os sucrilhos são absorvidos muito rápido pelo organismo, o que leva você a ter mais fome.

5. Iogurte

Os iogurtes com baixo teor de gordura são bem-vindos na dieta, mas quase não contém fibras. “ O ideal é combinar um iogurte com baixo teor de gordura com alimentos que proporcionam maior saciedade, como aveia, granola ou frutas”, recomenda o especialista.

 

Por João Vitor Reis \ Metrópoles

Sair da versão mobile