Alunos da Escola São Cristóvão recebem premiação em projeto de robótica

0
308
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Alunos de 03 a 10 anos de idade da Escola Municipal São Cristóvão apresentaram à comunidade escolar nesta quarta-feira (17), os projetos desenvolvidos na unidade, na oficina de robótica educacional. Eles foram selecionados para a etapa nacional do First Lego Discover e First Lego Explore.

A temporada Cargo Connect 2023, contemplou o transporte de carga e os estudantes usaram a criatividade para trazer para a realidade da comunidade rural, o uso da robótica educacional. O projeto que recebeu o primeiro lugar na categoria Explore foi intitulado “Construtores do Amanhã”, e trouxe a ferrovia como alternativa para o transporte na BR 163. “É muito bom participar, a gente aprende nas aulas de robótica e ainda monta LEGO”, disse Estevão Pedrassani Gugel, aluno da unidade.

Para a professora de robótica, Katia Mundim, o envolvimento das crianças superam as dificuldades. “As crianças foram sanando suas dúvidas ao longo do desenvolvimento do projeto. Os kits são muito interativos e acabou chamando muito a atenção. Isso ajudou muito. A maior dificuldade foi na escolha dos temas mesmo”, acrescentou Katia.

“Esse projeto veio somar a teoria com a prática. Isso para o gestor é encantador”, disse a diretora da escola, Andreia Pedrassani. Os materiais utilizados no projeto são fruto de um Chamamento Público da parceria entre o Instituto Positivo, Disney, LEGO®️ Foundation DOW e FIRST®️, que selecionou 38 Associações de Pais e Mestres (APM) de escolas públicas para receberem, gratuitamente, materiais LEGO®️ Education e participarem do torneio de robótica FIRST®️ LEGO®️.

Na categoria Discover o primeiro lugar foi o projeto Robóticos. O segundo colocado foi a equipe Robokids. O terceiro colocado ficou com o Baby maker.

Já na categoria Explore o projeto Construtores do Amanhã levou o primeiro lugar. O segundo lugar foi para a equipe Futuros Engenheiros. O terceiro lugar ficou com a turma Robozão.

Na próxima etapa, os projetos serão apresentados a nível nacional por vídeochamada.