Conab diz que produção brasileira de grãos na safra 2022/23 deve ser recorde

0
278
reprodução Agência Brasil

A produção brasileira de grãos na safra 2022/23 deve atingir recorde de 313 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 15,2%, ou cerca de mais de 41 milhões de toneladas a mais, em comparação com a temporada passada.

Em comparação com levantamento anterior, de abril, o resultado é cerca de um milhão e 400 mil toneladas maior.

Os números fazem parte do 8º Levantamento da Safra 2022/23 da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado nesta quinta-feira.

Conforme a Conab, o desempenho médio estimado nas lavouras do País também tende a ser o melhor já registrado, com projeção de mais de quatro mil quilos por hectare, ultrapassando a média de produtividade estimada do recorde anterior, alcançada na safra 2016/17.

O gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Fabiano Vasconcellos, destacou que “esse rendimento é atingido mesmo em um ano-safra sob influência do fenômeno La Niña, sobretudo no início da safra, mas em uma menor escala”.

Vasconcellos lembrou que se for feita uma comparação com a safra passada, o clima adverso teve impacto no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e parte de Mato Grosso do Sul. Já neste ciclo os efeitos foram mais concentrados no estado gaúcho.

Para a soja, principal cultura de verão, a estimativa é de uma produção recorde em de quase 155 milhões de toneladas, volume 23,3% superior à safra passada.

Importante cultura na 2ª safra, o milho tem uma produção total estimada em 125 milhões de toneladas, alta de mais de 12 milhões de toneladas acima da safra 2021/22.