Escolas recebem assessoria técnica para participação na 3ª edição do Festeco

0
257
Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, em parceria com Secretaria de Educação e coordenação pela Produtora Focus, por meio da Cia de Teatro Cena 1, iniciou, nesta semana, as visitas nas escolas municipais, estaduais e particulares, para realizar a assessoria técnica na preparação das turmas inscritas para a 3ª edição do Festival Escolar de Teatro Ecológico (Festeco). O evento, que acontecerá no mês de outubro, terá a participação de 17 escolas do município.

“A ideia nessa etapa é estar junto com os alunos e as escolas. É um processo coletivo para envolvê-los o tempo todo, instruindo na parte artística e técnica. Um momento de testar, verificar, checar os detalhes, ter a dimensão real do que eles idealizam, o que é possível e o que não é para fazer os acertos necessários”, explica Pretu Nascimento, produtor do Festeco.

As instituições de ensino receberão a consultoria artística uma vez a cada 30 dias, em um período estabelecido previamente com a unidade escolar, e caso haja necessidade a escola poderá solicitar junto à organização uma visita extra.

Para a professora Gislaide Sena, da Escola Estadual Márcio Schabatt, que foi campeã na última edição do festival com a peça teatral “A flor que nasceu fora do chão”, participar do projeto traz um grande entusiasmo.

“Estávamos ansiosos para a volta do Festeco. Estamos nos organizando com uma peça autoral novamente e os alunos estão ansiosos para começar a produção, ensaios e execução da peça, com intuito de realizar uma apresentação com personalidade ecológica e sustentável. Eles têm a última edição como motivação para fazer melhor ainda este ano”, afirma a profissional da educação.

O objetivo do Festival Escolar de Teatro Ecológico (Festeco) é resgatar, preservar, fomentar, difundir e divulgar a produção artística estimulando a criatividade, assim, mostrando para as pessoas a importância de cuidar do meio ambiente, sensibilizando e conscientizando a população, em especial as crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos comprometidos com o mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida.

Dúvidas e informações sobre o evento podem ser sanadas através dos telefones: (65) 9 9982-5111, (65) 9 9900-5639 ou (65) 9 9946-2256.