Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Maio Amarelo: Simulador de capotamento chamou a atenção da população

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Quem passou pela rotatória do Paço Municipal no último sábado (20), pode sentir as sensações de como é estar dentro de um veículo em movimento e ser vítima de um capotamento. O simulador foi mais uma ação das atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização para os altos índices de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. Marcos Vieira da Cunha, ao longo do mês, foram várias atividades de prevenção e orientação aos motoristas. “Estamos dando continuidade da Campanha Maio Amarelo. Lucas do Rio Verde está fazendo toda uma programação ao longo do mês. Através de banners, de blitz educativas, palestras nas escolas e, através de todas as forças de segurança”, observa Cunha.

Além do simulador de capotamento, foram apresentados outros equipamentos como o simulador de embriaguês, de sonolência e de colisão veicular. “Essa é uma sensação segura, onde o público pode experimentar o impacto de um acidente ou capotamento sem se machucar”, acrescenta Carlos Triper, empresário responsável pelos simuladores.

Thayrone Mazzine, que é estudante, aproveitou a manhã de sábado para experimentar os equipamentos e espera não passar por um acidente de trânsito. “A sensação é única e foi proporcionada pela Prefeitura e Ciretran. É uma coisa que muita gente tem dúvida sobre como funciona um capotamento. Eu espero nunca passar por isso”, disse o jovem.

A atividade foi das 08h às 12h  e contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ciretran. “É uma oportunidade não só de ver o que acontece no acidente, mas a importância do uso do cinto de segurança. E sentir essas sensações, como o simulador de embriagues, no caso de quem não bebe”, diz Adalberto Fernandes chefe da 49ª Ciretran.

Além das ações educativas, a fiscalização corretiva continua no Município com o objetivo de conscientizar a população e evitar acidentes.

Sair da versão mobile