Oportunidade para regularização de título de eleitor, alistamento e transferência eleitoral em Lucas do Rio Verde

0
274
Foto: cartório eleitoral

Os eleitores que precisam regularizar o título eleitoral, solicitar transferência de endereço ou mesmo aqueles que desejam tirar a primeira via do documento, podem procurar o Cartório Eleitoral em busca desses atendimentos.

Embora o prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral tenha fim apenas em maio do ano que vem, é altamente recomendado que os cidadãos busquem a regularização com antecedência para evitar transtornos e as já conhecidas longas filas que se formam para quem deixa para última hora.

Para o atendimento, o eleitor deve ter em mãos seu registro oficial de identidade e comprovante de endereço em seu próprio nome ou em nome dos pais. Este último documento deverá ter sido emitido entre os 12 (doze) e 3 (três) meses anteriores ao requerimento de alistamento ou transferência eleitoral.

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. É possível se alistar com 15 anos, desde que complete 16 anos até o dia da eleição. Em 2024, as eleições municipais ocorrerão no dia 06 de outubro.

Os interessados também podem tirar dúvidas, entrando em contato com o Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde por telefone, e-mail ou WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou, no caso de Tapurah e Itanhangá, procurar os respectivos Postos Eleitorais.

Títulos cancelados

Na 21ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Lucas do Rio Verde, Itanhangá e Tapurah, há, atualmente, cerca de 64.914 cidadãos em situação regular e estes poderão votar nas Eleições de 2024. Em contrapartida, 5.367 eleitores estão com os títulos cancelados por motivos que podem ser regularizados. Deste total, alguns são decorrentes de ausência às urnas nos três últimos pleitos, e outros por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria).
É importante ressaltar que a coleta biométrica foi retomada pelo Cartório Eleitoral em março de 2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE/MT, com participação do Cartório da 21ª Zona Eleitoral/MT