O Palmeiras passeou em Goiânia (GO), fez 5 a 0 no Goiás neste domingo e prolongou a sequência em que tem mostrado novamente a cara da equipe que venceu o Campeonato Brasileiro no ano passado. Foi a maior goleada do Verdão em 2023.
Nos últimos três jogos, a escalação foi basicamente a mesma: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan (Murilo se lesionou) e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Artur. São três vitórias, com 10 gols marcados e apenas um sofrido nesta sequência.
Com o calendário apertado, é óbvio que Abel Ferreira terá de rodar a equipe ao longo do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, mas a escalação que desponta como ideal tem crescido.
Além de mais seguro defensivamente, o Palmeiras segue tendo a bola parada como um forte diferencial e melhor funcionamento do ataque desde as voltas de Raphael Veiga e Rony.
Em Goiânia, a exibição teve muito da campanha campeã do ano passado, com o placar aberto a partir de uma jogada ensaiada em escanteio e o controle do adversário, tanto quando tinha mais posse, quanto em contra-ataques. E se o rival deu chances, elas não foram perdoadas.
Raphael Veiga se manteve como o grande armador alviverde desde que voltou, justamente nesta sequência de três jogos. Diante do Goiás, ele teve Dudu praticamente como um outro meia para jogar mais próximo, já que Piquerez fazia as vezes de ponta pela esquerda quando o Verdão atacava.
Os números até indicam certo equilíbrio (55% de posse de bola ao Verdão, além de 15 finalizações, contra 13 do Goiás), mas não foi o retrato do jogo, que ficou ainda mais desigual pela expulsão de Lucas Halter no fim do primeiro tempo. As oportunidades esmeraldinas criaram poucos problemas para Weverton.
A vitória já estava consolidada no 2 a 0, quando o Palmeiras começou a fazer trocas para manter o ritmo. Richard Ríos e Fabinho entraram bem, assim como Endrick. Raphael Veiga fez o terceiro antes de sair, e o camisa 9 deixou o seu para fazer 4 a 0, depois de três jogos sem ser usado.
Teve tempo até para Dudu, enfim, fazer o primeiro gol no ano. Ainda que o jejum fosse uma marca negativa para o atacante, ele tem sido importante para a equipe, inclusive defensivamente.
nvicto neste início de Brasileirão, o Palmeiras está na cola do líder Botafogo. Mas principalmente, a equipe tem voltado a mostrar a consistência que faltava quando começou a maratona de jogos de abril.
Esta é a principal notícia pensando na defesa do título nacional, e o avanço da disputa da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.
Por GE / foto: Cesar Grecco/Palmeiras