O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou da cerimônia de premiação do campeão da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. Em uma final emocionante, o Ceará venceu, nos pênaltis, o Sport e ganhou pela terceira vez o título da competição.
Ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Rodrigues entregou as medalhas aos atletas do Ceará junto com os presidentes das federações dos dois Estados finalistas: o cearense Mauro Carmélio e o pernambucano Evandro Carvalho. Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol, e Michele Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol, também participaram da solenidade no gramado no Recife.
Nos pênaltis, Ceará vence Sport e conquista Copa do Nordeste de 2023
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Nesta edição, a CBF assumiu a realização do campeonato e distribuiu R$ 42 milhões, dando mais recursos aos clubes e federações envolvidas.
“Parabéns ao Ceará pela conquista do título e pela bela campanha ao longo da competição. Tenho que dar parabéns também aos jogadores do Sport, que saíram aplaudidos pelos seus torcedores. Os dois clubes mostraram a força do futebol do Nordeste com dois belos espetáculos”, afirmou Ednaldo, que é o primeiro Nordestino a comandar a CBF na história.
“Nesta edição conseguimos dobrar a premiação. Dando mais recursos financeiros e tornando a competição ainda mais atrativa para patrocinadores e torcedores”, completou.
Nos pênaltis, Ceará vence Sport e conquista Copa do Nordeste de 2023
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Assim como aconteceu na Arena Castelão, quando a torcida do Ceará fez uma bela festa e levou quase 60 mil torcedores, a Ilha do Retiro também ficou tomada pelas cores vemelho e preto, em uma grande celebração do povo rubro-negro, com a presença de mais de 26 mil torcedores. Campeão da Copa do Nordeste de 2023, o Ceará faturou R$ 6 milhões durante toda a competição.
“Na próxima edição, faremos um campeonato com uma premiação ainda mais interessante para todos os envolvidos. A Copa do Nordeste será melhor ainda em 2024”, afirmou o Presidente da CBF.
FEDERAÇÕES
O sucesso da Copa do Nordeste também foi comemorado por dirigentes do futebol nordestino. Presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho enalteceu o potencial da competição e a importância de ter um nordestino no comando da CBF.
“Eu sou apaixonado pela Copa do Nordeste desde a sua criação, É uma região onde há irmandade da federações sobre o crivo da CBF. Agora ainda mais com a administração do Ednaldo, um nordestino típico, baiano que conhece a nossa região. Foi uma belíssima festa, um belíssimo jogo. Foi uma grande festa aqui na Ilha do Retiro”, disse.
Presidente da Federação Cearense, Mauro Carmélio também ressaltou o destaque da Copa do Nordeste e como o torneio se valorizou com a organização da CBF.
“Uma grande festa, um grande evento e acima de tudo, uma consolidação de um projeto da CBF. Parabéns, Ceará, população cearense. E meus parabéns ao presidente Ednaldo e à CBF por essa eficiência de gestão, pelo profissionalismo de execução e parabéns por cada dia mais fortalecer o futebol do Nordeste. Obrigado, mais uma vez, Presidente”, finalizou.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Rafael Ribeiro/CBF