Rumo finaliza obra de viaduto ferroviário na BR-163

0
299

A Rumo informou, nesta sexta-feira (19), que acaba de finalizar as obras do primeiro viaduto da Ferrovia de Integração de Mato Grosso. Localizada em Rondonópolis, a obra de arte passa por cima da BR-163 e foi construída sem interromper o tráfego intenso da rodovia. A nova ferrovia terá mais de 700 km ligando o Médio-Norte ao Sudeste do Estado, sempre em direção ao Porto de Santos (SP).

Segundo a empresa, o viaduto tem 107 metros de extensão e quatro vãos, sendo dois laterais com 23 metros de altura, e dois centrais com 30 metros de altura.

A obra envolveu 120 profissionais do setor de engenharia e construção, 50 equipamentos e não registrou nenhum acidente durante os 220 dias de trabalho. De material, foram utilizados 190 mil m³ de terra, 1.900 m³ de concreto e 250 toneladas de aço.

As partes pré-moldadas que compõem o viaduto foram deslocadas in loco, e as vigas foram movimentadas por guindastes com capacidade para içar 450 toneladas. Na área ambiental, a concessionária mapeou e acompanhou o resgate da flora e fauna locais em uma área total de 16 hectares, equivalente a 16 campos de futebol.

Ainda, de acordo com a Rumo, a entrega do viaduto faz parte de um cronograma dividido em módulos e com investimento total estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. Estima-se a geração de 186 mil empregos no Estado de Mato Grosso.

O projeto da ferrovia estadual consiste em um importante corredor logístico, que ligará Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

Para a primeira fase de 211 quilômetros até Campo Verde, os custos variam entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. A construção desse trecho deve ser executada até 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações.

Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Rumo afirmou que inicia as obras de terraplanagem e drenagem dos 211 quilômetros previstos entre Rondonópolis e Campo Verde, que receberá novas obras de grande porte. (Com informações da assessoria)

LICENÇAS AMBIENTAIS

Em abril, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu a Licença de Instalação do segundo trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com 71 km de extensão, o trajeto licenciado liga Rondonópolis e Juscimeira.

A licença permite o avanço dos trilhos pelo traçado aprovado pela Rumo. Esta é a segunda liberação emitida pelo órgão ambiental. Na primeira, foi licenciado um trecho de 8,6 km em Rondonópolis.

Conforme a Sema, o processo é feito de modo trifásico, com a emissão da Licença Prévia (LP), e, agora, da Licença de Instalação (LI). A próxima etapa é a Licença de Operação (LO), que pode ser concedida com a obra pronta, para permitir o funcionamento efetivo do modal.

Para o processo de licenciamento, foram considerados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) entregues pela empresa, que contêm medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. Além da análise técnica, a Sema realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade do entorno.

 

Por ATribunaMT