Neste dia 24 de maio, há 110 anos, o São José-RS era fundado. Em 2023, presidido por Ênio Campos, o “Zequinha” terminou o Campeonato Gaúcho na sexta colocação e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro da Série C. Em sua história, o clube se orgulha de nunca ter sido rebaixado de divisão.
“São 110 anos de uma história que vai além dos campos de futebol. O São José está no coração de todo porto-alegrense. Não há quem não conheça o Zequinha. Hoje, vivemos nosso principal momento na história, estamos entre os 60 melhores clubes do Brasil, na elite do campeonato estadual, sem nunca perdermos as nossas raízes de um clube da comunidade, de bairro, onde as famílias são frequentemente vistas”, disse o presidente Ênio Campos.
Pioneiro, o Zeca foi o primeiro time de futebol a viajar de avião no mundo. No dia 5 de junho de 1927, a delegação embarcava no hidroavião Dornier Do J Wal “Atlantico”, da Varig, rumo a Pelotas, para um amistoso contra o Esporte Clube Pelotas, que terminou em 2 a 2.
A aeronave possuía espaço para apenas nove pessoas, fazendo com que duas fossem obrigadas a viajar no compartimento de bagagens. Por conta do frio, os grossos casacos causaram excesso de peso, deixando o comandante preocupado. Ainda sem os ouvidos protegidos por algodões distribuídos antes do voo por conta do barulho ensurdecedor dos motores, os jogadores posaram para uma foto a pedido do então presidente Waldemar Zapp. Ele queria uma recordação caso ocorresse uma tragédia.
Partidas do Zeca costumam ter presenças de crianças e famílias
Créditos: Eduardo Torres / São José-RS
O simpático clube, que já teve astros como o ex-atacante Careca, conta com um grande ídolo em seu elenco atual: o goleiro Fábio Rampi. Aos 34 anos, o atleta soma, até então, 324 partidas pelo Zequinha. Cobrador de bolas paradas, o camisa 1 balançou as redes em 32 oportunidades – 30 delas pelo Zeca – e carrega o peso de ser o arqueiro com mais gols marcados em atividade no Brasil.
“O São José faz parte da minha vida profissional e pessoal. É uma honra poder defender essa camisa ao longo desses anos, é um clube centenário, vitorioso… Fico muito feliz com o reconhecimento da torcida, é fruto de trabalho e dedicação”, avaliou o jogador.
Fábio Rampi é um dos grandes ídolos do Zeca
Créditos: Eduardo Torres / São José-RS
O momento vivido foi celebrado pelo treinador Thiago Gomes. Nascido em Passo d’Areia, em Porto Alegre, o técnico tem uma longa história com o São José. Ele atuou na base do clube quando era criança e foi lá que, aos 30 anos, conseguiu sua primeira oportunidade para comandar uma equipe profissional, em 2015.
“Tenho uma identificação muito grande com o São José. Nasci aqui no bairro, joguei na escolinha quando criança. Foi muito importante para mim. Me deu a primeira oportunidade como treinador profissional. Tenho muito orgulho de estar comandando a equipe em uma Série C, que achamos ser a mais difícil de todos os tempos. É uma grande responsabilidade e um grande desafio. Fico muito feliz de estar aqui neste momento tão especial”, contou Gomes, hoje com 39 anos.
Thiago Gomes é o treinador do São José-RS
Créditos: Eduardo Torres / São José-RS
Em sua história, o Zeca nunca foi rebaixado de divisão
Créditos: Eduardo Torres / São José-RS
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Eduardo Torres / São José-RS