Um dia após estabelecer o novo recorde mundial no no arremesso de peso da classe F53 (cadeirantes), Beth Gomes voltou a brilhar nesta sexta-feira no Campeonato Brasileiro de atletismo, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desta vez, a campeã paralímpica anotou a melhor marca do mundo no lançamento do disco, com 16,80m.
Beth Gomes bate recorde mundial no lançamento de disco — Foto: Alexandre Carvalho/CPB
A marca anterior na prova do disco, segundo o site do Comitê Paralímpico Internacional, era da ucraniana Iana Lebiedieva, que em novembro de 2019 lançou 16,26m em Dubai. Porém a própria Beth havia pulverizado o recorde durante o Open Paralímpico, em março deste ano, com um lançamento de 16,59m. A marca, no entanto, ainda não havia sido atualizada pela entidade.
– É gratificante saber que o trabalho está proporcionando evolução. Isso é maravilhoso – disse a santista de 58 anos, diagnosticada com esclerose múltipla nos anos 1990. – Para mim é uma alegria e uma surpresa chegar a mais uma competição Mundial, considerando minha patologiadoença, e tendo passado por um processo de reclassificação recente.
Na quinta-feira, Beth havia quebrado o recorde mundial do arremesso de peso com 7,16m. De acordo com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o recorde anterior era da neozelandesa Smith Cristeen, que alcançou a marca de 5,88m, em 1994, na Alemanha. Mas março, no Grand Prix de Marrakech, Beth bateu essa distância com um arremesso de 6,51m.
Por Redação do ge — São Paulo