População luverdense precisa ficar atenta a possíveis vazamentos de água nos imóveis

0
223
Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde atua constantemente para minimizar as consequências do desperdício, e tem a preocupação constante da conscientização ao uso da água, assim, alertando toda a população sobre os possíveis vazamentos em seus imóveis ou áreas externas.

Os vazamentos representam custos, onde acarretará algumas consequências e responsabilidades, que podem ser da própria autarquia, como pode ser do usuário, além de interferir na qualidade e distribuição da água.

 “Há dois tipos de vazamentos. Os visíveis, que são aqueles vazamentos que é fácil de identificar e pode ser visto a olho nu, e aquele não visível, que está oculto, vazamento subterrâneo e que a água não aflora na superfície, dificultando sua localização”, conta o coordenador de divisão de arrecadação do Saae, Marcos Rúbio.

Nos casos em que o contribuinte identificar o vazamento dentro do próprio imóvel, como exemplo chuveiro, torneira e caixa d’agua, é aconselhável que o mesmo procure um profissional especializado para realizar o reparo. Vale ressaltar que, o Saae se responsabiliza pelos vazamentos até antes de passar pelo hidrômetro. A partir do momento que a água passou pelo hidrômetro, o reparo é de responsabilidade do proprietário.

Com uma equipe treinada e capacitada para poder localizar o vazamento oculto, possuindo equipamentos, experiência e técnica para que os danos no estabelecimento sejam mínimos, o diretor da autarquia, Mauricio Fossatti, declara que o Saae é o maior interessado ao consumo responsável e no combate às perdas de água potável. Ele ainda ressalta que a autarquia tem responsabilidade sob os vazamentos de água nas vias públicas, calçadas e cavaletes.

“A colaboração da população nos informando quando há um vazamento aparente é fundamental, permitindo que as equipes sejam acionadas evitando o desperdício e dando mais rapidez a resolução do problema de forma assertiva e no mais curto prazo de tempo possível”, afirma o diretor.

Caso o munícipe constatar algum desses vazamentos, o mesmo pode informar a autarquia através do telefone (65) 3549-7700 ou via Whatsapp (65) 99339-1836. 

Dicas de como identificar um vazamento:
– Avalie a sua residência
– Torneira ou chuveiro pingando 
– Teste o vaso sanitário
– Verifique se a tarifa de água aumentou
– Cheque o hidrômetro
 – Analise a caixa d’água
– Se atente às infiltrações e umidade