A Copa Nike 2023 se encerrou neste domingo (4), com as finais do masculino Sub-15 e do feminino Sub-17, na Granja Comary. Em uma grande manhã de futebol, foram duas decisões com equipes de tradição de base no Brasil. Corinthians e Santos disputaram o título masculino e São Paulo e Atlético-MG, o feminino.
Os jogos foram divididos em dois tempos, com 25 minutos cada. Em caso de igualdade, a partida iria para os pênaltis.
Copa Nike 2023
Créditos: Dhavid Normando/Fotojump
Pelo masculino, o Santos venceu o Corinthians por 3 a 2 e levantou a taça da Copa Nike. Vinicius Fabri abriu o placar para a equipe santista com um golaço de falta. Logo depois, Fernando Pradella ampliou para o Peixe, que sofreu o gol de Cristian para diminuir a vantagem. Mas Pradella aproveitou a falha da defesa adversária e marcou seu segundo gol na partida, o terceiro do Santos. Já no final do jogo, Pedro Thomas ainda fez mais um para o Corinthians, mas o tento não foi suficiente para impedir o título santista.
Na cerimônia de entrega da taça, Fernando Pradella recebeu o prêmio de artilheiro (cinco gols) e melhor jogador. Do lado corintiano, Rafael ficou com a luva de ouro do campeonato como melhor goleiro.
Copa Nike 2023
Créditos: Dhavid Normando/Fotojump
Na vez do torneio feminino, o São Paulo se sagrou campeão diante do Atlético-MG, com a vitória de 2 a 0. O tricolor paulista construiu o resultado, ainda no primeiro tempo. Depois de ótimo lançamento da zagueira Ana Bia, a camisa 9 Icyla, com categoria, encobriu a goleira do Galo. No segundo gol, Lorenza teve faro de gol dentro da área e aproveitou o bate e rebate da zaga para definir o título do São Paulo, o quarto em sequência da Copa Nike.
Eleita a melhor jogadora da competição, a atleta Maria Sales ganhou um contrato com a Nike. Heloisa, também do clube paulista, recebeu a luva de ouro.
Jogadoras do São Paulo celebram conquista da Copa Nike 2023
Créditos: Dhavid Normando/Fotojump
Fabrício Monte e Vinicius Santos, treinadores de Santos e São Paulo Sub-17, respectivamente, agradeceram a parceria de CBF e Nike na organização do torneio e enalteceram a conquista dos clubes.
“Primeiro tenho que parabenizar a organização. É um presente para esses garotos estarem participando de uma competição dentro da Granja, onde grandes atletas passam e estão sempre aqui servindo ao nosso país. Conquistar esse torneio é muito bom porque o Santos sempre chega e bate na trave. A felicidade é imensa”, comemorou Fabrício.
“Isso aqui é um sonho para todas as meninas e para a gente da comissão também. É uma competição que se tornou tradição dentro da base do São Paulo. As meninas sonham em estar jogando e ganhando. É um grupo muito unido, que cresceu dentro da competição. É por elas que a gente faz isso e a alegria delas é muito bom para nós”, celebrou Vinicius.
Aline Pellegrino acompanhada de Jonas Urias e Simone Jatobá
Créditos: Joilson Marconne/CBF
A gerente de Competições da CBF, Aline Pellegrino, acompanhou a final e participou da entrega de medalhas à equipe do São Paulo. Ela exaltou a realização da Copa Nike e a importância das meninas disputarem a competição na Granja Comary.
“Todas as competições de base são muito importantes. Quando elas acontecem para o futebol feminino, isso é uma vitória por si só. E a competição ser disputada na Granja é único. Eu lembro, em 2004, a primeira vez que pisei aqui. Sempre que a Granja estiver aberta a essas competições, é muito rico. Quem nunca veio aqui percebe que tem algo diferente”, afirmou.
Ricardo Perlingeiro e Dudu Patetuci durante final da Copa Nike 2023
Créditos: Joilson Marconne/CBF
Quem também esteve presente foi o treinador da Seleção Sub-15, Dudu Patetuci, que foi outro a elogiar o alto nível da Copa Nike. Ele acompanhou todos os jogos in loco e teve a companhia de Ricardo Perlingeiro e Djair, observadores técnicos da CBF.
“É uma competição referência para a geração sub-15. São grandes enfrentamentos, com equipes formadoras do futebol brasileiro. Parabéns ao Santos pelo título, e tivemos a oportunidade de observar os atletas da geração. Estamos observando para as próximas convocações da Seleção Brasileira Sub-15, que terá o Sul-Americano em novembro deste ano”, ressaltou.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Dhavid Normando/Fotojump