Rede municipal de ensino e Proerd realizam formatura para mais de 400 alunos em Lucas do Rio Verde

0
234
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Educação, e Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão de Lucas do Rio Verde, realizaram nesta quinta-feira (22), a cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd). 

O evento, que foi realizado na Escola Caminho Para o Futuro, formou 449 alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e 11 pais.

Eliene Ribeiro da Silva é mãe de um dos estudantes formados e ela também se formou, já que participou da capacitação realizada só com os pais. Ela prestigiou a formatura e celebrou o projeto desenvolvido no município. “Eu e ele participamos juntos, e já que é para fazer a diferença que ela comece por mim, foi uma grande satisfação para nós, que somos pais, pois nós vamos educando e sonhando com esse momento. É um dia muito feliz”, disse.

A proposta do programa é fortalecer a autoestima das crianças e jovens mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, sensibilizar as famílias para os valores morais e éticos e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.

(Foto: )

A estudante Maria Vitória Mesquita do 4º ano avaliou a experiência. “Eu gostei muito, que ensinaram a gente não mexer com coisas erradas e a sermos pessoas boas, e não maltratar os colegas e eles também nos ensinaram um bom caminho a se seguir”.

O Proerd tem como objetivo contribuir na formação dos alunos, alertando sobre os malefícios causados pelas drogas, atuando junto à comunidade escolar, o que inclui pais e professores na prevenção da criminalidade. Trabalha com as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo os riscos decorrentes da dependência química e orientando sobre soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas.

Para os adolescentes, o Proerd aborda os assuntos de maneira diferenciada e os estudantes têm a oportunidade de participar de palestras e aulas com temas sobre a violência, drogas, pedofilia, bullyng, entre outros. A proposta é fortalecer a autoestima das crianças e jovens mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, sensibilizar as famílias para os valores morais e éticos e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.