Os sócios do Rio Branco Atlético Clube decidiram, em Assembleia Geral Extraordinária, neste domingo (11/06), em Vitória (ES) pela criação de uma Sociedade Anonima do Futebol ( SAF) do centenário clube capa preta do Espírito Santo. Com votação unânime, o Rio Branco passa agora a se tornar um clube – empresa.
A criação da SAF possibilitará mais oportunidades de crescimento no mercado financeiro e investimentos necessários para um salto de qualidade na estrutura do clube.
“Certamente é um momento histórico na história de 110 anos da instituição. Me arrisco a dizer que se trata da ‘refundação’ do clube. Os sócios compreenderam que o modelo associativo é obsoleto em termos de captação de recursos e aprovaram alteração estatutária. A adesão à SAF é a concretização de um trabalho iniciado por essa gestão, que preparou o clube para o futuro ao realizar uma administração austera, profissional e transparente. O saneamento financeiro da instituição, somado a gestão austera e reposicionamento de marca no mercado, tornou o clube atrativo para os investidores e pavimentou o caminho para construção e implantação do projeto SAF. O dia 11 de junho entrará na história da maior e mais tradicional instituição esportiva do Espírito Santo”, afirmou o presidente do Rio Branco, Paulo Pachêco.
“A Federação de Futebol do Espírito Santo dará todo o apoio ao clube nessa transição para que seja um sucesso. Trata -se de um clube centenário e tradicional no Espírito Santo, maior vencedor aqui no estado. Ficamos felizes por ser um grupo empresarial local que está investindo na SAF”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.
A partir de segunda-feira, iniciam-se os trâmites para a constituição e registro do Rio Branco SAF. Após o registro, será convocada uma nova assembleia de sócios para a votação da transferência de 90% das ações da nova companhia para a T2R Sports Ltda, grupo que já assinou contrato vinculante e será acionista majoritário da SAF do Rio Branco.
A T2R Sports Ltda apresentou proposta para investir, no mínimo, R$ 50 milhões em dez anos, dos quais R$ 10 milhões serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento.
Após a conclusão de toda a operação, o clube associativo do Rio Branco será um sócio relevante na SAF, protegendo as tradições do clube, recebendo dividendos e participando da tomada de decisões.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos