O período de vazio sanitário da soja já está definido para Mato Grosso. Os dados da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/Mapa), estabeleceu que o intervalo será de 15 de junho a 15 de setembro deste ano. Esse período vale como uma das medidas mais importantes para o controle da ferrugem asiática da cultura na oleaginosa.
Essa medida compreende obedecer o intervalo mínimo de 90 dias em que não se pode cultivar e/ou manter vivas plantas da cultura. Isso para qualquer fase do seu desenvolvimento. O objetivo consiste em reduzir ao máximo o possível inóculo e permanência da doença no ambiente.
Ferrugem asiática é uma das doenças mais severas na soja
A ferrugem asiática está entre as doenças mais graves na cultura da oleaginosa. E é responsável por perdas expressivas, podendo chegar a uma redução de 90% na produção.
Um importante ponto a ser observado, conforme estudos, é que com o aumento da pressão da doença, o custo de produção é elevado devido a necessidade do aumento do número de aplicações de defensivos nas lavouras.
Dessa forma, o engajamento dos produtores rurais, dos órgãos de defesa vegetal e outros responsáveis para eliminar as plantas de soja voluntárias (tigueras) se faz necessário para evitar a infestação da doença. Para assim, prolongar o período livre da doença e minimizar prejuízos na próxima safra.
Foto: Pedro Singer/ Embrapa Soja
Por Canal Rural