A janela de transferência do meio do ano se aproxima e o Grêmio intensifica a busca por atacantes de lado, com características de velocidade e drible, para atender uma exigência de Renato. Com Michael distante, o departamento de futebol estabeleceu novos alvos: Soteldo e Iturbe.
A carência de pontas no elenco foi o motivo que levou o time a adotar o esquema com três zagueiros. Ferreira, principal alternativa para a posição, segue em recuperação de lesão muscular. A missão da direção é buscar ao menos uma peça que atenda o desejo do treinador.
– Trabalhamos com no mínimo um reforço e no máximo três – declarou o presidente Alberto Guerra.
O sonho de Renato é Michael. Ambos têm boa relação e conversam semanalmente. O ponta, atualmente no Al-Hilal, encaixa no perfil. Os valores, no entanto, são “incompatíveis” com a realidade do clube, de acordo com o presidente Alberto Guerra. A direção passou a trabalhar em outras frentes.
Após analisar alternativas no mercado, o Grêmio realizou sondagens por outros extremas. Um deles é Iturbe, 30 anos, argentino naturalizado paraguaio. Os dirigentes buscaram informações sobre o atleta e abriram conversas para tentar avançar na contratação do atacante.
Iturbe defende o Aris, da Grécia, desde 2021 e está em fim de contrato. Ficará livre nos próximos dias. Na temporada europeia, disputou 41 jogos, com seis gols e duas assistências. Ele tem passagens por clubes como Cerro Porteño, Porto, River Plate e Roma, além de convocações para a seleção paraguaia.
Outro nome no radar é um antigo desejo do clube: Soteldo. O ponta pertence ao Tigres, do México, e está emprestado ao Santos até o dia 30 de junho. O Peixe, no entanto, apresenta poucas condições financeiras para exercer a opção de compra. O Tricolor monitora de perto a situação.
Apesar do venezuelano contar com a admiração da comissão técnica e direção, um possível avanço ainda é estudado, especialmente por conta das condutas extracampo. As referências que o Grêmio tem são de que a carreira do atleta foi atrapalhada por questões comportamentais, o que poderia virar um impeditivo para uma eventual investida.
Soteldo tem sofrido com problemas físicos e ainda não conseguiu contribuir da maneira esperada em 2023. Até o momento, foram apenas 14 partidas disputadas e três assistências. O atacante sequer balançou as redes na atual temporada.
Soteldo durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC
Os dirigentes também procuram um jogador para ser o reserva de Suárez. Nos últimos jogos, quando o uruguaio não pôde atuar ou teve que ser substituído, Renato optou por improvisar Vina. André Henrique foi contratado como uma aposta, mas ainda não correspondeu.
O Grêmio ainda monitora outras posições, mas avanços dependerão de possíveis saídas. Caso o clube negocie um dos goleiros, por exemplo, pode buscar reposição. No início deste ano, a direção sondou a situação do goleiro Sergio Rochet, do Nacional.
O clube gaúcho não descarta vender jogadores na próxima janela. O principal ativo é Bitello. O meia ainda não recebeu uma proposta oficial, mas já foi procurado e sondado por clubes europeus e pode render dinheiros aos cofres do Grêmio.
Por João Victor Teixeira — Porto Alegre