A Carreta do Amor, serviço de atendimento itinerante do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, esteve em Lucas do Rio Verde durante a última semana.
Segundo dados divulgados pela prefeitura, em três dias, foram realizados aproximadamente 200 atendimentos, sendo 118 mamografias e 80 exames de coleta do preventivo (Papanicolau).
A iniciativa de promover o diagnóstico precoce ao câncer de mama e de colo uterino é do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, entidade que integra e representa os 15 municípios da Região Médio-norte de Mato Grosso.
“A nossa intenção, com a Carreta do Amor, é reforçar o trabalho de prevenção já realizado pelas equipes de saúde dos municípios consorciados”, ressaltou Solimara Moura, secretária-executiva do consórcio.
A estrutura conta com consultório climatizado e equipado para realização dos exames. O objetivo é o diagnostico precoce dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres, o de mama e o de colo de útero.
Na próxima semana, a carreta estará no município de Cláudia e na sequência, Sinop. Até o fim de 2023, outras 11 cidades receberão a estrutura itinerante de atendimento.
Fazem parte do Consórcio de Saúde, os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Nova Maringá, União do Sul e Nova Ubiratã.