Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Concursos autorizados tem mais de 16 mil vagas em órgãos federais, veja abaixo

O governo autorizou a abertura de mais de 16 mil novas vagas em concursos públicos para ministérios e órgãos federais, incluindo o Banco Central e agências reguladoras. Além disso, serão preenchidas vagas de concursos já realizados.

Neste mês, foram publicadas as autorizações para a realização de 14 concursos públicos com 2.160 vagas. O impacto anual aos cofres públicos deve ser de R$ 546 milhões.

Em junho, as portarias foram outras 4.436 novas vagas, com um impacto de R$ 735 milhões no Orçamento. Se somadas às que já estavam abertas desde janeiro, totalizam mais de 8 mil oportunidades efetivas.

Também foram liberadas 8.141 vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por enquanto, apenas três editais para 7,7 mil oportunidades do órgão foram publicados para os cargos de agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, e agente censitário de pesquisas e mapeamento.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), desde o início do ano, foram autorizadas ou abertas mais de 23 mil vagas para cargos públicos. Veja a divisão:

Veja o que se sabe até agora sobre os concursos:

✍🏻 QUAL NÍVEL DE ESCOLARIDADE? Cargos ofertados são de níveis superior, médio e intermediário.

🤔 QUAIS ÓRGÃOS TÊM MAIS VAGAS? O IBGE e o MGI são responsáveis pela maioria das vagas.

🎓QUAIS CARGOS FORAM AUTORIZADOS? A lista inclui administrador, antropólogo, engenheiro, economista, geógrafo, analista, auditor fiscal, pesquisador, auditor, técnicos, entre outros.

📅 QUANDO O CONCURSO SERÁ REALIZADO? Cada órgão vai lançar editais específicos. A partir da autorização dos concursos, todos eles têm o prazo de até seis meses para publicarem o edital no Diário Oficial da União e informarem o início das provas.

➡️ CONCURSOS AUTORIZADOS DESDE JANEIRO (por ordem de número total de vagas):

Nomeações de aprovados autorizadas (provimento adicional anunciados entre junho e julho):

Sair da versão mobile