A difusão de informações sobre os problemas decorrentes das drogas, buscando boas práticas de prevenção e tratamento, acolhimento, reinserção social e o estudo da questão econômica dos usuários de drogas foi um dos temas debatidos durante a II Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas em Lucas do Rio Verde, realizada de 26 a 30 de junho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.
O presidente do conselho, Marco Antônio Mendes, explica que, neste ano, o foco do evento, realizado de 26 a 30 de junho, foi conversar com diversas autoridades para a construção do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas.
“Para alcançar esse objetivo, nós fizemos uma intensa mobilização da comunidade para que elas desenvolvessem essas ações de prevenção. Nós procuramos também fazer uma articulação dentro dos conselhos que possuem pautas comuns como por exemplo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, secretarias de Educação, de Esporte e Lazer e também a de Saúde. Além de envolver as forças de segurança e membros do Poder Judiciário. A partir da conclusão dessas atividades o Conselho entende que nós precisamos dar prosseguimento aos próximos passos que é a elaboração Plano Municipal para dimensionar o problema, nortear as ações necessárias e reduzir ou erradicar as situações”.
O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas está vinculado à secretaria de Assistência Social e, juntas trabalham para o engajamento social e criar estratégias que possam amenizar o problema das drogas.
“Foi uma semana muito proveitosa, os temas foram abordados de várias maneiras, tanto na educação, para os alunos, como na assistência social, aos assistidos do sistema, como outras secretarias, a nossa sociedade. Reforço a ideia de que isso tem que ser feito o ano todo, pois os problemas gerados pelas drogas é grave e atinge principalmente nossas crianças e adolescentes. Essas informações precisam chegar a eles e, aos familiares para que possamos trabalhar a prevenção. Enquanto Secretaria de Assistência Social, vamos continuar fazendo o nosso papel, apoiando políticas preventivas”, analisou Janice Ribeiro, secretária de Assistência Social e Habitação.