No total, mais de 1.600 atletas de vários municípios mato-grossenses participam das competições. Cerca 900 estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares, e outros 750 estudantes de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis.
De acordo com o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, os números do evento superam as expectativas a cada ano e as parcerias envolvidas na organização possibilitam que o evento esportivo seja realizado de forma bem estruturada de acordo com as regras de cada modalidade.
“Contamos com a parceria do município de Várzea Grande, que possui uma equipe experiente na realização do evento junto com a gente. Temos também o suporte das Federações Estaduais das modalidades envolvidas nas disputas. Juntos, vamos realizar as competições de forma bem organizada para garantir uma excelente experiência aos nossos jovens atletas”, expõe o superintendente.
As competições têm Várzea Grande como município-sede, e acontecem simultaneamente, de 14 a 16 de julho, em diferentes espaços esportivos, incluindo alguns de Cuiabá. Pela manhã, as provas começam às 7h30, e à tarde, a partir das 13h30.O ginásio Fiotão, no centro de Várzea Grande, recebe as modalidades de badminton, ginásticas artística e rítmica. As demais disputas que ocorrem na cidade industrial são: ciclismo, no bairro Chapéu do Sol; judô, karatê, taekwondo e wrestling, no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) do loteamento Alice Gonçalves de Campos; vôlei de praia, na Arena da Vila Sadia; e xadrez, no Anexo II do Centro Educacional do bairro Jardim Marajoara.
Nos espaços esportivos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, serão disputadas as provas de atletismo (Centro Olímpico de Treinamento – COT), e de natação (Piscina Olímpica). Ainda na capital mato-grossense acontecem as partidas de tênis de mesa, que serão realizadas no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino.
De variadas regiões de Mato Grosso, 48 municípios mato-grossenses contam com representantes no evento esportivo, dentre os quais: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, e muitos outros.
Os atletas campeões de cada modalidade e gênero representarão Mato Grosso nas fases nacionais de sua respectiva competição.
Fonte: Cida Rodrigues Secel-MT