Gratuidade do transporte público para idosos contemplou mais de 700 usuários

0
123
Foto: Ascom Prefeitura/ Janderson Kavano

Não é de hoje que a gratuidade de idosos no transporte público mostra que dá bons resultados. Em Lucas do Rio Verde, o benefício possibilitou que mais de 700 idosos, acima de 60 anos, tivessem o direto de ir e vir garantidos. Para isso, a Administração Municipal contou com apoio do Governo Federal para que fosse subsidiando a gratuidade.

Essa ação é essencial para promover a inclusão social, a mobilidade e o bem-estar dos idosos nas cidades brasileiras. Atualmente, 38.552 passes do transporte público foram utilizados, entre outubro de 2022 e maio de 2023, uma média de 4.819 mensais.

O valor do aporte recebido do Governo Federal foi de R$ 340.417,10, sendo que destes, R$ 173.484,00 foi repassado para a concessionária Viação Lucas.No contexto municipal, os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades em se locomoverem, frequentemente depende do transporte público para realizar atividades diárias essenciais como ir ao médico, fazer compras, participar de atividades de lazer e interagir com a comunidade. Entretanto, o custo das tarifas pode representar um obstáculo significativo para o acesso a esses serviços.

Em Lucas do Rio Verde, o programa desempenha um papel fundamental ao aliviar o ônus financeiro dos idosos, proporcionando-lhes o acesso gratuito ao transporte público. Essa assistência é uma forma de reconhecer e valorizar o papel dos idosos na sociedade, permitindo-lhes participar ativamente na vida urbana e desfrutar de seus direitos fundamentais.

“Além disso, a relevância da assistência aos idosos no transporte público transcende questões meramente financeiras. Oferecer a gratuidade nesse serviço é também um ato de justiça social, pois muitos idosos podem viver com rendimentos limitados ou enfrentar dificuldades em sua mobilidade devido ao envelhecimento natural ou condições de saúde específicas”, pontua o secretário de Segurança Pública, Cel Cunha.