Nesta sexta-feira (14), foi dado início às atividades do novo Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio. O espaço, localizado no bairro Parque das Emas, funcionará às terças, sextas e sábados, com a comercialização de alimentos da agricultura familiar e produtos caseiros.
Para marcar o começo das vendas, foi realizada uma cerimônia de abertura do local, que contou com apresentações das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, show da dupla Harley e Gustavo, além da presença dos produtores, moradores do bairro e autoridades.
Presentes no evento, o prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, visitaram os boxes, que também serão utilizados por comerciantes que participaram dos cursos de capacitação oferecidos pela secretaria, além de conhecerem os novos produtores.
“O Mercado do Produtor reforça o nosso compromisso de desenvolver a agricultura de pequeno porte. Somente na merenda escolar, foram investidos no primeiro semestre, R$ 3,5 milhões, sendo 25% vindos da agricultura familiar”, disse o prefeito.
Com 53 boxes de atendimento ao público, o mercado conta ainda com uma praça de alimentação, sanitários, armazenamento dos produtos (mini Ceasa), e as docas, área de distribuição para descarga de caminhões.
“Inauguramos o espaço físico em março e hoje estamos dando início às atividades após o processo de seleção dos produtores, tanto para a venda de alimentos, quanto para a comercialização de produtos caseiros. Sabemos que muitos produtos vem de fora e isso nos traz novos desafios, mas temos feito grandes investimentos para que a agricultura familiar se consolide aqui no município”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
O mercado leva o nome de Luiz Alberto Tecchio, que foi o primeiro feirante de Lucas do Rio Verde. Sr. Luiz se mudou para o município em 1991, onde comercializava salame, queijo, copa e carne de porco. Ele faleceu em 2020.
Os seus filhos, Eledir, Mauro e Elisa, estiveram presentes na cerimônia, onde receberam uma homenagem especial.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“Em nome da família Tecchio, eu gostaria de agradecer a todos por essa homenagem. É um motivo de orgulho e satisfação ter um local na cidade que leva o nome do nosso pai. Agradecemos a toda sociedade e esperamos que esse espaço venha contribuir para o desenvolvimento dos pequenos produtores, que vivem em busca do seu sustento e que também ajudam no desenvolvimento de toda a comunidade”, agradeceu Eledir Tecchio.
Durante o ato solene, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recebeu uma doação do Governo do Estado, de 744,73 toneladas de calcário, que será utilizado na agricultura familiar.
“Esse é o case que nós consideramos de sucesso no estado de Mato Grosso dentro da política pública. Um espaço onde o produtor tem como expor aquilo que produz, saindo da invisibilidade para visibilidade. Agora, ele pode expor e o público pode consumir produtos de qualidade, sabendo de onde, de quando e do local onde foi produzido”, relatou o secretário-adjunto de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clovis Figueiredo.
O Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio será gerenciado pela Associação Luverdense da Agricultura Familiar. O novo espaço fica na Rua dos Girassóis, próximo à praça, no bairro Parque das Emas, e funcionará nas terças e sextas-feiras, das 15h às 20h, e no sábado, das 7h às 12h.