Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Polícia Civil fecha primeiro semestre com quase 100 atendimentos realizados pela equipe de operações especiais

PC-MT

Cem acionamentos em todo estado de Mato Grosso foram atendidos pelas equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), nos seis primeiros meses de 2023. Integrada à Diretoria de Atividades Especiais, a GOE atua no apoio a operações, atendimento de ocorrências sensíveis, entre outras ações que necessitam de conhecimento técnico específico, como entradas táticas, remoção de explosivos e resgate de reféns.



Com atribuição estadual, os operadores da GOE têm uma rotina de treinamentos com atividades teóricas, práticas e técnicas visando o preparo imediato para atender as demandas nos 141 municípios de Mato Grosso.

O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, explica que as equipes atendem chamado de qualquer delegacia, onde é necessário o emprego de algum recurso especial disponível.

Neste primeiro semestre, a GOE passou por processo de reestruturação orgânica e administrativa, com alterações nas divisões da gerência, protocolo de atendimento de ocorrências e rotina de treinamento dos operadores.

As novas diretrizes definem a participação direta da GOE na elaboração do planejamento operacional das operações. Houve também a ativação do Núcleo de Inteligência possibilitando realizar maior aproximação com as delegacias, otimizando o resultado e a efetividade das ações.

“O planejamento operacional para aplicação da estratégia, quando bem estruturado, traz maior qualidade nos resultados das investigações conduzidas pelas delegacias. E a GOE tem participação fundamental nesta etapa importante do inquérito policial, razão pela qual as equipes têm sido acionadas com frequência”, destacou o delegado.

Treinamento

O treinamento contínuo dos policiais civis é apontado como uma das evoluções da GOE neste primeiro semestre de 2023.

Para a manutenção do condicionamento dos operadores, a Seção de Ensino elabora semanalmente o cronograma obrigatório de atividades para os operadores, que tem como exigência as respectivas participações.

Periodicamente, todos os policiais civis da GOE são submetidos a testes de aptidão física, acompanhados por educadores físicos, a fim de constatar o condicionamento mínimo exigido para permanência na unidade.




Capacitação

De janeiro a junho de 2023 foram promovidos pela GOE, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol), três cursos de capacitação.

No mês de abril foi realizada a 3ª Edição do Curso de Operações Policiais para capacitar profissionais da segurança pública, com qualificação técnica operacional, que os habilita a atuar futuramente na GOE. O treinamento em Cuiabá durou 21 dias e formou 15 novos operadores, que passaram a integrar o cadastro de reserva de operadores da GOE.

Outro destaque foram as duas edições do Curso de Operador de Mandado de Alto Risco, realizadas em Sinop e Cuiabá. Considerado compacto e intenso, o COMAR busca o nivelamento operacional básico do policial civil para que possa atuar em uma das suas atividades-fim, cumprimento de mandados judiciais, com maior eficiência e segurança.

Durante seis dias de curso, os alunos passam por treinamentos como abordagem, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, entradas táticas e planejamento operacional.

Apoio operacional

Em abril, com a ocorrência do roubo tentado a uma empresa de valores em Confresa, a GOE foi acionada para atendimento. Na ocasião, um grupo criminoso fortemente armado aterrorizou moradores e causou pânico na cidade. Com auxílio de aeronaves do Ciopaer, equipes da GOE foram para a região e ainda nas primeiras horas após o fato, deram início às buscas pelos criminosos.

Os operadores da GOE foram alguns dos primeiros a desembarcarem em Tocantins, região onde foi realizado o cerco policial e permaneceram por vários dias atuando nas buscas. A operação, que mobilizou forças de segurança de quatro estados da federação, culminou com a localização da maior parte dos envolvidos diretamente na tentativa de roubo.

Sair da versão mobile