Representantes de 87 instituições, entre elas o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) participaram nesta quarta-feira (05.07) da primeira reunião da mesa do ‘InPacto Lucas do Rio Verde’, que rendeu um acordo firmado entre empresas e instituições – públicas ou privadas – com o compromisso pela inovação. Também fazem parte do movimento gerado pela Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), o Sicredi Ouro Verde, a Prefeitura Municipal, além de empresas de pequeno, médio e grande porte, o poder público municipal e estadual, sociedade civil organizada, Grupo Tático Operacional, apoiadores e grupos estratégicos.
Durante o encontro, foram apresentados 23 projetos e 12 deles sendo de gestão de resíduos inteligente, agro 4.0, green school, green hub, escola de programadores, sandbox cidade digital, escola de negócios e empreendedores, grande evento de inovação e green economy, startup Lucas, saúde digital e atenção primária através da telemedicina, professores inovadores, crédito verde e think tank planejamento sustentável escolhidos.
Com isso, deve gerar um verdadeiro impacto de ideação, compartilhamento e criação de alternativas e soluções para o município de Lucas do Rio Verde e região. O propósito deste movimento é pensar em uma visão de futuro, onde o município possa ser projetado e reconhecido internacionalmente como referência em Green Economy (Economia Verde), nos próximos 10 anos.
Conforme o gerente regional do Sebrae/MT em Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro Pereira de Magalhães, o encontro reafirmou o compromisso da entidade com a inovação na região Médio Norte de Mato Grosso.
“Esses 12 projetos têm como prioridade ter pessoas e instituições encabeçando e execução nos próximos seis meses. Em agosto iremos fazer uma nova reunião onde serão definidas quais instituições vão participar de fato e quais os recursos que serão utilizados para isso”, destacou Magalhães.
Manifesto pela Inovação
O documento foi assinado por noventa e seis empresas e instituições, no dia 21 de março de 2023, durante o evento de lançamento do PACTO pela Inovação realizado no auditório da Fundação Rio Verde. Todos endossaram o comprometimento com a transformação do município para a assinatura de um manifesto público e de valor imensurável para a geração de capital social para os munícipes de Lucas do Rio Verde.
O presente documento tem por objetivo contribuir com a comunidade, criar um espaço plural para propor ideias e alternativas para processos mais econômicos, eficientes e sustentáveis.
O PACTO pela Inovação é uma metodologia que busca unificar a sociedade para transformação cultural, além de desenvolver uma nova maneira de pensar e enxergar a comunidade, a sociedade e o município e a partir disso estabelecer a construção de uma visão de futuro, com objetivos claros e como alcançá-los por meio de uma atuação colaborativa e integrada, tendo o cidadão como agente de transformação e beneficiário de todo o processo.
Ambiente de inovação e colaboração
Para a inovação florescer é necessário que ela seja cultivada em um ambiente fértil. O ambiente propício para a inovação é onde as ideias possuem espaço para serem debatidas, testadas, fomentadas e apoiadas. Este ambiente pode ser dentro de casa, destro das escolas, empresas ou até mesmo o município, criando assim uma cultura favorável ao desenvolvimento de novas formas de inovar, ferrando assim desenvolvimento social, econômico e intelectual.
Como fazer parte: O PACTO pela Inovação é o início de um processo de transformação da sociedade de maneira cíclica que está sempre em movimento, de portas abertas para a adesão a novos membros. Se você quer saber mais sobre o programa, acesse o site ou nossas redes sociais. Toda comunidade é convidada a fazer parte.
Fonte/Foto: Assessoria