A Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, foi reeleita como presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) durante assembleia geral, realizada em Brasília, nesta quarta-feira (19.07). O objetivo é a continuidade da atuação dos órgãos estaduais nas políticas públicas ambientais.
“Nos últimos anos, a Abema fortaleceu a sua atuação nos temas mais relevantes para o país, como as mudanças climáticas, o combate ao desmatamento, a lei geral do licenciamento, além de fomentar a participação ativa dos Estados nas atividades da Associação. Estamos cada dia mais unidos para defender soluções para o meio ambiente”, afirmou a secretária.
Ela destaca ainda a entrega da nova sede da Abema, que passa a contar com uma estrutura mais ampla e adequada para acolher os gestores ambientais em reuniões, e serve como um escritório coworking de apoio aos que estiverem na capital federal. O local foi inaugurado no dia 18 de julho.
“É um momento histórico. Nossa nova estrutura foi pensada e projetada nos mínimos detalhes para sediar encontros importantes para o avanço das atividades da Abema. Temos agora uma sede moderna, bem localizada, e economizando recursos”, avaliou.
O vice-presidente executivo, secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, fala da importância da Associação, que hoje tem maior representatividade nos espaços de decisão.
“A Abema está passando por um processo de amadurecimento. É importante destacar a ampla participação dos secretários e diretores de entidades, que estão cada vez mais presentes nos debates de forma política, não partidária, trazendo avanços importantes para nós, que aplicamos 90% das políticas públicas ambientais no país”, afirmou Taveira.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), Leonlene de Sousa Aguiar, falou sobre a importância das reuniões ordinárias serem itinerantes, sendo cada reunião sediada em um estado diferente. Além de conhecer novas realidades de outros biomas, foi possível estreitar laços com os outros gestores.
“Foi muito bom participar desta gestão. A Abema se fortalece muito a partir das experiências dos Estados. Tivemos um grande avanço com a criação das câmaras técnicas e grupos de trabalho, o que possibilitou parceiros além da Abema, como a ABNT”, avalia o presidente do RN.
A diretoria eleita terá mandato de dois anos e tem representantes de todas as regiões brasileiras. A Abema é uma entidade sem fins lucrativos que reúne 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações.
Veja a diretoria eleita:
Conselho diretor
Presidente: Mauren Lazzaretti – Centro-Oeste
Vice-presidente executivo: Eduardo Costa Taveira – Norte
Secretário-geral: Marjorie Kauffmann – Sul
1º secretário: Isis Rafaela Rodrigues da Silva – Nordeste
2º secretário: Thomaz Miazaki de Toledo – Sudeste
Vice-presidências regionais
Região Norte: Marcelo de Lima Lelis
Região Nordeste: Gino César Meneses Paiva
Região Centro-Oeste: Andrea Vulcanis
Região Sudeste: Valdemar Bernardo Jorge
Região Sul: Felipe Rigoni Lopes
Coordenação por Bioma
Cerrado: Márcia Cristina Telles de Araújo Lima – Nordeste
Mata Atlântica: Sheila Maria Martins Orben Meirelles – Sul
Amazônico: Glicério Marcos Fernandes Pereira – Norte
Caatinga: Daniel Carvalho Oliveira Valente -Nordeste
Conselho Fiscal
Titular:Vilma Maria Freire dos Anjos – CE
Titular: Leonlene de Souza Aguiar – RN
Titular: Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos – RO
Suplente: Ana Luiza Gonçalves Ferreira da Silva – PE
Suplente: Renato Teixeira Brandão – MG
Suplente: Philippe Campelo Costa Brondi da Silva – RJ