Análises constantes do solo garantem o controle dos nematoides na lavoura

0
275

Atualmente, as novas tecnologias utilizadas na agricultura, têm contribuído significativamente para o aumento da produção de alimentos. E a prevenção é sempre a melhor forma para controlar as famosas pragas da lavoura. Os fitonematóides é um deles, e a atenção e cuidados acontecem desde cedo com os cultivares.

De acordo com a Engenheira Agrônoma e especialista em Nematologia da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, Maira Fontanella, os fitonematóides são vermes parasitas, que extraem o alimento das plantas cultivadas e causam prejuízos a produtividade.

“Os fitonematóides podem parasitar diversos órgãos das plantas causando sintomas como lesões, galhas, retenção da haste verde, entre outros. Eles são consideramos micro-organismos silenciosos, ocultos ou invisíveis, pois sua visualização é feita somente em laboratório e muitas vezes pode não causar sintomas na parte aérea da planta, o que dificulta a identificação da presença a campo. Em casos mais severos é possível observar o ataque em reboleiras com plantas de porte reduzido, podendo apresentar clorose ou folhas carijós dependendo do fitonematóides presente”, explica a engenheira.

Grande parte das espécies de nematoides impedem que a planta absorva de água e nutrientes, para evitar que esse tipo de praga se alastre pelas lavouras, uma das recomendações é a amostragens das áreas, onde será realizado o monitoramento e identificação das espécies presentes através de análises laboratoriais.

A especialista explica que o potencial e sucesso da lavoura está diretamente ligada ao controle dessa praga, já que sua erradicação é quase impossível.

“Atualmente temos diversas ferramentas disponíveis para manejo de nematoides, objetivando a convivência com esse parasita e reduzindo os prejuízos ocasionados por eles. São ações como a biológica, química, cultural, genética, além de ações simples como a limpeza adequada das máquinas e implementos agrícolas. A associação de mais de uma ferramenta sempre é recomendada para aumentar a eficiência do controle da nematoide e garantir que a produção na lavoura seja a mais eficaz” afirma Maira.

A FUNDAÇÃO
A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e soluções tecnológicas para o agronegócio.

Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano.

A Fundação Rio Verde está localizada na Rodovia da Mudança – MT449,  Km 08 em Lucas do Rio Verde – MT.

Fotos: Best Place | Assessoria Fundação Rio Verde

Fonte: Verbo Press | Assessoria Fundação Rio Verde