Grupo Gaeco desarticula quadrilha de tráfico e roubo movimentando R$ 25 milhões
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) iniciou hoje a Operação Falsus Speculator, com o objetivo de combater uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, roubos, furtos, porte ilegal de arma e lavagem de dinheiro. A ação, que abrange mais de 50 ordens judiciais, está sendo realizada em diversas cidades de Mato Grosso, incluindo Cáceres, Cuiabá, Reserva do Cabaçal, Araputanga, São José dos Quarto Marcos e Mirassol D’Oste.
De acordo com a assessoria do Gaeco, a quadrilha atua principalmente na região de fronteira e há indícios de que possua ramificações em outras localidades do estado. Durante as investigações, a força-tarefa constatou que a organização movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos, por meio das atividades criminosas.
A operação conta com a execução de 12 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de busca e apreensão, além de 21 bloqueios de bens e valores, e o sequestro de 06 veículos. O nome da operação, “Falsus Speculator”, foi escolhido por fazer menção ao cargo de vigilante ocupado pelo líder do grupo criminoso, um servidor público municipal cujo salário não se comparava aos valores consideráveis movimentados em suas contas bancárias.
Essa ação do Gaeco reforça o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e garantir a segurança da população. A investigação e desarticulação dessas quadrilhas são essenciais para a manutenção da ordem e da paz social no estado.