No último sábado (12), Lucas do Rio Verde sediou pelo segundo ano consecutivo a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento aconteceu no ginásio esportivo da Escola Municipal Menino Deus, com a participação de 30 equipes, representando os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
A competição contou com a execução da modalidade prática nível O para alunos do 1º ao 3º ano e o nível 1 para os alunos do 1º ao 8º ano, onde cada equipe colocou os seus atletas-robôs em campo com o desafio de resgatar vítimas e desafios-surpresa que eram sorteadas na hora do evento para possibilitar aos participantes fazer adaptações na programação e ganhar pontuações extras.
(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)
“É muito emocionante ver todos empenhados, competentes e tão criativos querendo vencer a competição. É possível ver o avanço da robótica do ano passado pra cá e, cada vez mais estamos investindo e trabalhando com a ciência e tecnologia dentro das unidades escolares, favorecendo o desenvolvimento de programação de todos os alunos”, declara a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Coordenada pelo professor Reginaldo Almeida, a equipe Eletro Elite, do município de Nova Mutum, participou pela primeira vez da competição e obteve bons resultados na etapa estadual, garantindo a vaga na final nacional, que acontecerá na cidade de Salvador, na Bahia, de 2 a 12 de outubro.
“Conquistamos hoje o resultado de um trabalho árduo. Agora vamos alinhar os ajustes necessários para estarmos ainda mais preparados para a fase nacional. A nossa equipe é a união de alunos interessados pelo mundo da pesquisa, juntamente com professores dedicados e cheio de expectativas para levar o estado de Mato Grosso mais uma vez em destaque”, contou emocionado o profissional da educação.
Equipe Eletro Elite – Nova Mutum (Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)
A OBR é uma olimpíada científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem. Destina-se a estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.