No ano em que completou 110 anos de fundação, o Nacional-AM busca fazer história na Série D e conquistar o acesso à Série C, competição da qual não participa desde 2007. A temporada começou com a saída nas semifinais no Campeonato Amazonense, mas o resultado no Estadual não reverberou para o restante do ano.
Na Série D, a equipe é a única representante da Região Norte ainda na disputa, após as eliminações de Águia de Marabá-PA, Princesa do Solimões-AM e Tuna Luso-PA.
Torcida do Nacional-AM no Estádio Ismael Benigno, em Manaus (AM)
Créditos: João Normando/Agência LB
Classificado pela pela segunda vez para as oitavas de final – a primeira se deu em 2013 diante do Salgueiro-PE -, a equipe garantiu a vaga em confronto que exigiu superação dos atletas e comissão técnica. Após a derrota por 2 a 0 para o Parnahyba-PI no jogo de ida, precisava vencer por uma diferença de no mínimo três gols para avançar e o objetivo foi alcançado no Estádio Ismael Benigno, em Manaus, com o placar de 3 a 0, no domingo (6).
Em caso de acesso à Série C, o Nacional se juntaria aos outros participantes amazonenses na competição: Amazonas e Manaus. A possibilidade é vista com bons olhos pelo capitão do clube, o goleiro Jonathan, criado nas categorias de base, que encara a oportunidade como uma chance de crescimento para o futebol do estado.
“Como amazonense (nascido na cidade de Alvarães), eu gostaria que o futebol daqui estivesse em patamares maiores. Gradativamente estamos crescendo, desde o acesso do Manaus, a gente está em uma grande evolução no futebol amazonense. Com o Nacional, esperamos chegar à Série C para colocar três clubes em destaque no cenário nacional. Temos condições e vamos brigar por esse acesso”, disse.
Formado nas categorias de base do clube, Jonathan é capitão do Nacional-AM e quer o crescimento do futebol amazonense
Créditos: João Normando/Agência LB
O treinador do Nacional, João Carlos Cavalo, espera que o time se imponha em campo desde os primeiros minutos para não sair atrás do placar novamente. Desta vez, o adversário será o Bahia de Feira-BA, que eliminou o Potiguar-RN nas penalidades.
“Estamos vindo de uma grande partida contra o Parnahyba, que trouxe grandes lições para a gente. Tenho certeza de que despertamos na competição. A gente não pode voltar para casa com uma desvantagem grande porque vamos enfrentar uma equipe muito qualificada.”
João Carlos Cavalo comanda o Nacional-AM na disputa pelo acesso à Série C
Créditos: João Normando/Agência LB
As oitavas de final começam para o Nacional no próximo sábado (12), às 17 horas, contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA). A partida de volta está marcada para dia 19, um sábado, às 16 horas, no Estádio Ismael Benigno, em Manaus (AM).
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Mauro Horita/ Staff Images / CBF