A coordenadora de Educação Especial, Paula Cunha, explicou a formação docente para atendimento à demanda pedagógica de pessoas com deficiência é apontada por vários atores do processo educativo como uma das dificuldades mais significativas para a efetivação do processo de inclusão nas unidades de ensino, e o curso vem para preencher essa lacuna.
“O curso contribui com a formação teórico-prática dos professores que são atribuídos na Sala de Recursos Multifuncionais. Este seminário terá o objetivo de fomentar as discussões sobre Atendimento Educacional Especializado, aprimorando as habilidades, possibilitando o aprendizado de novas e diferentes práticas com a instrução de profissionais qualificados pela ciência, pesquisa e extensão”, pontuou.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o atendimento educacional especializado é um importante instrumento para efetividade da inclusão, pois, o professor poderá identificar as necessidades e potencialidades específicas de cada estudante com deficiência e orientar os envolvidos para a superação de obstáculos que possam dificultar o acesso, permanência e sucesso escolar de cada estudante.
“A formação continuada dos professores é estruturada por cursos propostos na perspectiva do desenvolvimento profissional docente e visa atender as necessidades de melhoria de aprendizagem dos estudantes, identificadas a partir dos resultados de avaliações internas e externas e no seu desempenho na rotina escola”, finaliza.
Fonte: Rayane Alves Seduc-MT