Até o final de 2023, o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires irá realizar seis mil consultas oftalmológicas nos 15 municípios que integram o bloco.
O objetivo é zerar ou reduzir significativamente a fila de espera nos municípios. O valor total do investimento é de mais de R$ 350 mil, com recursos dos municípios consorciados.
A secretária-executiva Solimara Moura explica que as consultas já estão sendo realizadas por meio de mutirões, organizados nos municípios, com o apoio das Secretarias de Saúde.
“O consórcio fez a contratação do serviço médico de acordo com a demanda apresentada pelos municípios. As consultas estão sendo realizadas desde junho.”
Já foram realizadas mais de 2 mil consultas, beneficiando pacientes em dez municípios, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Santa Carmem, Nova Maringá, Santa Rita do Trivelato e União do Sul.
Somente em Lucas do Rio Verde, foram realizadas 807 atendimentos. Segundo o prefeito Miguel Vaz, os mutirões são uma alternativa eficiente pra reduzir a fila de espera.
“Esse é um recurso bem aplicado, porque por meio da compra conjunta, o volume aumenta e o preço diminui. Ganha o poder público que investe bem o recurso, ganha a população que tem o serviço à disposição.”
Também fazem parte do Consórcio de Saúde, os municípios de Itanhangá, Tapurah, Ipiranga do Norte, Feliz Natal e Nova Ubiratã.
TEXTO: ASCOM/CPS VALE DO TELES PIRES