Flamengo e São Paulo começam a decidir neste domingo, às 16h, no Maracanã, o título da Copa do Brasil 2023. A segunda e decisiva partida será no próximo dia 24, no mesmo horário, mas no Morumbi. O Rubro-Negro é o atual campeão do torneio e busca a quinta estrela enquanto o Tricolor Paulista tenta um título inédito em sua extensa galeria de troféus.
Clima de pressão no Rubro-Negro
O clima no Flamengo para este primeiro jogo da final ficou ainda mais inflamado após a derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, na última quarta. Sampaoli e alguns nomes do elenco como David Luiz foram muito vaiados pela torcida presente ao estádio. Um resultado adverso contra o São Paulo pode esquentar ainda mais os ânimos em um ano já conturbado.
Bruno Henrique volta ao time
A esperança rubro-negra de construir uma mínima vantagem passa pelos pés de Bruno Henrique, suspenso contra os paranaenses. O camisa 27 deve novamente fazer dupla de ataque com Pedro como ocorreu na vitória sobre o Botafogo duas semanas atrás. Arrascaeta, com lesão muscular, é aguardado para a segunda e decisiva partida, fora de casa.
São Paulo: jejum de vitórias preocupa
O São Paulo viu aumentar seu jejum de vitórias para sete jogos após cair diante do Internacional por 2 a 1, de virada, pelo Campeonato Brasileiro. O foco dividido com a partida diante do Flamengo pode ter atrapalhado a concentração da equipe, que saiu na frente com Calleri, de pênalti, mas permitiu a reação do adversário.
Arboleda: exames e suspense até domingo
Arboleda ainda é presença incerta neste primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. O zagueiro, que deixou a partida do Equador pelas Eliminatórias com dores na coxa esquerda, fará novos exames para saber se tem condições de atuar no domingo. Caso seja vetado, Diego Costa e o argentino Alan Franco são os substitutos imediatos.
Escalações prováveis
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Gerson; Bruno Henrique e Pedro.
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa ou Alan Franco), Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Lucas Moura, Luciano e Wellington Rato; Calleri.
O Flamengo é apontado como favorito para estes primeiros 90 minutos da decisão da Copa do Brasil por ter a volta de Bruno Henrique, além de outros nomes que podem desequilibrar ainda que o jogo coletivo deixe muito a desejar. O São Paulo atuará nos erros do anfitrião para quem sabe levar uma vantagem para São Paulo e decidir o título diante de sua torcida.