Quais os estados com as melhores estradas do Brasil? Confira o ranking

0
296

Anualmente, o Centro de Liderança Pública (CLP) faz uma avaliação da estrutura de estados e municípios para mensurar a eficiência e a qualidade das políticas públicas em todo o país. Com esses dados, a instituição elabora o Ranking de Competitividade dos Estados, uma ferramenta que pode ajudar as lideranças nas gestões públicas a buscarem melhores resultados. A edição de 2023 foi divulgada neste mês, e, entre outros dados, traz informações sobre um item muito caro ao setor agropecuário: a qualidade das estradas do país.

Um dos pilares do estudo é a infraestrutura disponível em cada uma das unidades da federação. E, por sua vez, entre os dez indicadores desse pilar está a qualidade das rodovias – além de itens como o custo de combustíveis e de energia, assim como a disponibilidade de voos diretos.

De acordo com o estudo da CLP, o Brasil investia mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura nos anos 1970. Na última década, entretanto, a taxa tem sido de pouco mais de 2% do PIB. O que ajuda a entender a deficiência na estrutura rodoviária em parte do país.

Confira abaixo a classificação que cada unidade da federação alcançou, na edição 2023 do Ranking de Competitividade, em relação à avaliação das condições das vias rodoviárias. As informações sobre as estradas utilizadas pela CLP têm como fonte dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT).

Estados com melhores estradas do Brasil

Confira a classificação e a variação do desempenho de cada unidade da federação (número entre parênteses). Os cinco primeiros colocados na tabela mantiveram as posições alcançadas no estudo do CLP do ano passado.

  1. São Paulo
  2. Alagoas
  3. Distrito Federal
  4. Mato Grosso do Sul
  5. Paraná
  6. Goiás (+9)
  7. Rio Grande do Sul (+9)
  8. Paraíba (+3)
  9. Rio de Janeiro (+4)
  10. Espírito Santo (-1)
  11. Santa Catarina (+8)
  12. Roraima (-5)
  13. Sergipe (+10)
  14. Bahia (-4)
  15. Rondônia (+6)
  16. Rio Grande do Norte (+2)
  17. Mato Grosso (-9)
  18. Piauí (-12)
  19. Pernambuco (+1)
  20. Tocantins (-8)
  21. Amapá (+4)
  22. Ceará (-8)
  23. Minas Gerais (-6)
  24. Pará (=)
  25. Maranhão (-3)
  26. Acre (+1)
  27. Amazonas (-1)