O Festival Escolar de Teatro Ecológico (Festeco) chega a sua 3ª edição e teve sua abertura oficial, nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal, com peças teatrais. O evento conta com a participação de 12 escolas de Lucas do Rio Verde, entre elas municipais, estaduais e particulares.
O primeiro dia de programação começou pela manhã, com três apresentações, entre elas a peça “O Poder da Natureza”, que teve como inspiração para execução, o filme Pocahontas, interpretada pelos alunos da Escola Estadual Angelo Nadin.
“É a segunda vez que estamos participamos. Nós somos extremamente competitivos e sem dúvidas, a nossa equipe está bem orientada após todos esses meses de preparação, ainda mais pelo desafio que esses alunos tem diariamente em frequentar as salas de aula na zona rural, na comunidade de São Cristóvão. Só para ter uma ideia, hoje, eles fizeram 40km para estarem aqui apresentando. Todo o esforço e união da equipe vale a pena. Posso dizer que eles fizeram dessa preparação uma nova disciplina dentro da escola”, conta a diretora da unidade escolar, Nadir Jardim Santana.
Durante as apresentações, estudantes e a torcida estiveram presentes para acompanhar as produções artísticas.
O principal objetivo do Festeco é resgatar, preservar, fomentar, difundir e divulgar a produção artística, estimulando a criatividade, assim, mostrando para as pessoas a importância de cuidar do meio ambiente, sensibilizando e conscientizando a população, em especial as crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos comprometidos com o mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida.
“O Festeco é uma competição saudável que trabalha a comunicação e sustentabilidade por meio da cultura. Sem dúvidas é uma temática muito importante, ainda mais quando o poder público nos dá a liberdade em levar isso para dentro das salas de aula. É um projeto completo e eficaz, tendo o seu diferencial a parceria com o Saae, que atua todos os dias com os pilares da temática do evento, que é a água, saneamento básico e a coleta de lixo”, destaca o produtor cultura, Pretu Nascimento.
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, Mauricio Fossatti, afirma que ter a autarquia envolvida diretamente é algo valioso, já que a gestão trabalha com ações e práticas educativas. “É algo que a gente procura sempre estar fazendo. Envolver as crianças e adolescentes é necessário. Querendo ou não, eles são os porta-vozes dentro de casa com o aprendizado lúdico. Não é apenas ter a ideia e sim, executar de diversas maneiras. É muito mais do que entregar o nosso serviço para a população luverdense. É mostrar que somos humanos e pensamos em cada um. Tudo isso é resultado do envolvimento das escola e apoios dos nossos parceiros”, conclui.
A programação do Festeco continua nesta sexta-feira (20), com mais seis apresentações e, no sábado, dia 21, acontecerá a noite de gala com as premiações.