Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Ações da saúde reúnem mulheres para exames e consultas de rotina

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Durante as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde neste final de semana, dias 21 e 22 de outubro, mais de 400 procedimentos foram realizados em alusão a Campanha Outubro Rosa. A iniciativa ocorreu em algumas unidades básicas de saúde (UBS), em horários alternados na área urbana e rural. 

A campanha alusiva à saúde da mulher e a prevenção do câncer realizou 111 coletas de preventivos, 98 testes rápidos, 401 procedimentos como: aplicação de vacina, aferição de pressão arterial e medição de peso e estatura, além de 57 consultas médicas para exames clínicos das mamas e avaliação da saúde da mulher e 103 mamografia de rastreamento solicitadas.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“A secretaria de saúde se dedica para orientar e informar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, organiza ações para ofertar e facilitar o acesso das mulheres aos exames de rastreamento e diagnostico do câncer de colo de útero, de mama e de outras doenças como hepatites, sífilis e HIV. Durante todo o mês foram realizadas ações nas unidades básicas de saúde, e neste final de semana ocorreram campanhas em pontos estratégicos da cidade, agradeço o empenho e dedicação das equipes que trabalharam, e parabenizo todas as mulheres que participaram, afinal, “Cuidar-se é um ato de amor”, pontua supervisora da Atenção Básica de Saúde, Gláucia Accordi. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular as mulheres a buscarem orientações sobre a promoção da saúde e a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessas áreas do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento.

Importante salientar que essas e outras ações já são desenvolvidas nas unidades, como as palestras e orientações nas salas de espera das unidades, com a proposta de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Sair da versão mobile