Cuiabá recebe nova agência do Sicredi, a 14ª na Capital

0
136
Foto: Sicredi

Atendimento de qualidade e proximidade são os atributos do Sicredi mais reconhecidos e valorizados pelos associados. Guiada pelo propósito de ‘construir juntos uma sociedade mais próspera’, a instituição financeira cooperativa atua para promover o crescimento dos seus associados e o desenvolvimento local. E para levar os benefícios do cooperativismo de crédito e os diferenciais do Sicredi para mais pessoas, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT abriu as portas de mais uma agência em Cuiabá, na região do Jardim Imperial. A inauguração ocorreu em 23 de outubro.

Com a inauguração, o Sicredi materializa o seu interesse pela comunidade e cumpre o compromisso de promover a inclusão financeira e o desenvolvimento das localidades onde atua. A agência está localizada na avenida Asa Branca, nº 21, esquina com a Rua Tucano, no bairro Recanto dos Pássaros.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de conselheiros, diretores e colaboradores, além de lideranças da comunidade e associados. Chamada de Agência Imperial, a unidade segue o formato de escritório de negócios, e inicia o atendimento ao público com mais de 1,1 mil associados, em uma região que apresenta crescente densidade populacional com vários condomínios no entorno, e é conhecida por seu potencial econômico, uma vez que reúne muitos empreendimentos do comércio, prestação de serviços e pequenas indústrias. Tem um espaço de coworking, que pode ser usado pelos associados para reuniões com fornecedores, entre outras agendas que necessitam de um espaço mais reservado.

Com essa inauguração, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT atinge a marca de 14 agências em operação na capital mato-grossense, onde contabiliza 50 mil associados e 22 anos de história. No fim de junho, a cooperativa inaugurou agência no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e mais uma está programada para ser aberta no bairro CPA IV. Também está planejada a abertura de um espaço especializado para atendimento aos associados do agronegócio e das empresas na Capital.

“Faz parte de um plano estratégico da cooperativa para que até 2025 estejamos presentes com 20 agências aqui na capital, presentes em todas as grandes regiões, passando a ser, já no próximo ano, a maior rede de atendimento da capital e cumprindo este trabalho de levar a cooperativa para onde ninguém vai. Nosso grande objetivo é promover prosperidade para nossas comunidades”, destaca o diretor executivo da cooperativa, Roberto Vargas.

Benefícios do cooperativismo

Estar presente fisicamente nas comunidades contribui de maneira efetiva para a inclusão financeira das comunidades. A constatação está no quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, realizado pelo Sicredi com apoio do pesquisador Juliano Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que é especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico. 

Conforme a pesquisa, quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros. 

“Queremos proporcionar a efetiva inclusão financeira, para que os associados possam ter acesso aos produtos financeiros que necessitam. Assim colaboramos com a realização de sonhos e a prosperidade dos negócios. Ao mesmo tempo, fortalecemos nossa atuação social nestas comunidades”, assinala o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, ao citar os projetos e iniciativas de impacto junto à comunidade como o Fundo Social, o Programa A União Faz a Vida e o Cooperação na Ponta do Lápis, todos programas desenvolvidos pela cooperativa na capital.          

A atuação do Sicredi beneficia não apenas os associados, refletindo também em toda a comunidade, como demonstrado por pesquisa realizada com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ela mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi