Gestão Municipal e Inatel iniciam estudo de inovação em Lucas do Rio Verde

0
127
Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino

Desenvolver novas soluções. Esse é o objetivo da parceria entre a Administração Municipal com Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para uma cidade moderna e inovadora. Nesta semana, representantes do instituto estiveram na cidade luverdense para dar início ao diagnóstico das potencialidades econômicas e tecnológicas de Lucas do Rio Verde.

Nos dois dias, segunda e terça-feira (09 e 10), os representantes foram recebidos pelo prefeito Miguel Vaz. 

O Inatel inicia, a partir de agora, um estudo sobre todos os setores da cidade, desde o agronegócio, gestão pública, planejamento e mobilidade urbana, educação e formação profissional, atendendo a proposta de hub de inovação de Lucas do Rio Verde.

Com o diagnóstico, o Município pode trabalhar as necessidades apontadas pelo levantamento, o desenvolvimento de soluções, tecnologias, assim como a qualificação de mão de obra para as principais demandas.

“Essa parceria vai ao encontro de tudo o que estamos planejando com o Pacto de Inovação, que é garantir a continuidade do desenvolvimento econômico do município, com o incentivo ao empreendedorismo, desenvolvimento de soluções inteligentes e educação com foco na inovação”, comenta o prefeito.

Entre as soluções que podem ser implantadas está a chamada “internet das coisas” ou “Internet Of Things (IOT)”, que consiste na instalação de sensores que fazem leituras no solo, em animais, nas máquinas, e leva essas informações para os computadores. A partir do processamento de dados é possível agir sobre o processo.

“Unindo conhecimento dos especialistas de Lucas do Rio Verde com os nossos especialistas na área de eletrônica, de IOT, de telecomunicações, a gente vai poder desenvolver dispositivos, equipamentos para que essas necessidades sejam atendidas e, consequentemente, a produtividade e o ganho em escala possa ser ainda bem maior com essas novas invenções”, explica Carlos Nazareth Motta Marins, diretor-geral do Inatel.

A proposta de inovação para o município envolve também a educação. A ideia é estimular os alunos, através de iniciativas tecnológicas como a robótica, a despertarem o pensamento inovador.
“A busca por novas tecnologias é um caminho sem volta e um requisito importante para que possamos continuar crescendo e gerando oportunidades para todos”, conclui o prefeito Miguel Vaz.