Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Justiça Restaurativa empossa 57 pacificadores nos Círculos de Construção da Paz em Lucas do Rio Verde

Cinquenta e sete novos facilitadores e facilitadoras receberam o certificado em solenidade realizada no Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. Estiveram presentes para as entregas o vice-prefeito Marcio Pandolfi, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

Os Círculos de Construção de Paz nas escolas são uma ferramenta da Justiça Restaurativa, estimulada e desenvolvida pela Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais, comunidade e redes de garantia de direitos locais.

Aplicável a casos que variam de conflitos simples até crimes, a Justiça Restaurativa pode ser promovida por meio de diferentes estratégias. Uma prática é a realização dos chamados “círculos restaurativos”, que são rodas de “fala e escuta ativa” (uma escuta interessada e reflexiva) entre todos os envolvidos e afetados.

Também estiveram presentes na cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

“É sempre uma alegria retornar à Lucas do Rio Verde, especialmente na data de hoje, em que temos a certificação de um número considerável de facilitadores de círculos de construção de paz e também um importante passo para a concretização do termo de parceria com o município, abrangendo duas importantes secretarias, não só o acesso às escolas, mas também ao setor de assistência social e habitação. Isso amplia muito os horizontes do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, com vistas a ir ganhando terreno e capacitando mais pessoas. O Círculo de Construção de Paz vem sendo realizado bastante dentro das escolas. Tem ajudado a pacificar, a conter os conflitos, principalmente na prevenção de distúrbios mais graves como bullying e violência generalizada. Eles dão essa possibilidade de resgatar a paz nos ambientes, por meio do estímulo a repensar valores, a introduzir realmente uma prática no cotidiano que volta as pessoas para si mesmas e o olhar para formar bons relacionamentos”, idealizou a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. A Justiça Restaurativa é um modelo de resposta a conflitos e atos lesivos em que os envolvidos buscam a restauração das relações sociais por meio do reconhecimento de responsabilidades, da reparação dos danos e do compromisso em solucionar as raízes dos problemas.

Sair da versão mobile