Laboratório de Sementes da Fundação Rio Verde realiza avaliação de diversos culturas como milho, soja, algodão, feijão e arroz

0
132
Previsão de coletar mais de 1 milhão de sementes para produção de mudas nativas. - Foto por: João de Melo | Empaer

Os produtores de Lucas do Rio Verde e de grande parte da região centro-norte do Estado do Mato Grosso, contam há mais de 10 anos com as pesquisas do Laboratório de Sementes da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde.

Com referência na avaliação técnica de sementes, o laboratório da Fundação Rio Verde conta com uma equipe altamente qualificada, treinados por instituições como a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e pela Embrapa Soja, além disso a instituição é credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nós temos toda a qualificação necessária para emitir laudos que atestam a qualidade das sementes. Essas pesquisas proporcionam maior garantia da viabilidade agronômica e potencial de desempenho no campo. A Fundação Rio Verde trabalha para a solução de problemas, com isso geramos informações e contribuímos na tomada decisão do produtor” explica a coordenadora e pesquisadora do laboratório, Maria Luiza Silva.

O laboratório de sementes da Fundação Rio Verde recebe amostras de grandes culturas como: Milho, Soja, Algodão e Feijão e Arroz.

“Utilizamos testes especializados e padronizados para identificação de problemas e suas possíveis causas e mesmo com o controle rigoroso das sementeiras, os lotes passam por várias situações adversas desde o transporte até o local onde serão armazenados na propriedade. As sementes são organismos vivos e estão suscetíveis ao ataque de fungos e bactérias durante todo esse processo”, informa a pesquisadora.

Todo o planejamento de uma safra se apoia no desenvolvimento inicial da lavoura. Para que as sementes cumpram com o desempenho esperado no campo o Laboratório de Sementes realiza avaliação de diversos aspectos da qualidade do lote.

“São testes que determinam a qualidade física, fisiológica e sanitária como análises de germinação, envelhecimento acelerado, tetrazólio, emergência em canteiro, teste de sanidade entre outros. Todos os detalhes são analisados de forma minuciosa para que essa semente expresse no campo o seu melhor potencial quando semeada em condições favoráveis” afirma Maria Luiza.

A pesquisadora acrescenta que os produtores que desejam analisar suas sementes devem procurar na Fundação Rio Verde pelo Laboratório de Sementes e realizar a solicitação de análise. “O objetivo de realizar a análise da semente no momento que antecede a semeadura auxilia o produtor na tomada de decisão inicial, proporcionando um bom estabelecimento de plantas no campo e que a produtividade desejada seja alcançada ao final do ciclo da cultura” declara ela. 

A FUNDAÇÃO
A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e soluções tecnológicas para o agronegócio.
Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano.
A Fundação Rio Verde está localizada na Rodovia da Mudança – MT449,  Km 08 em Lucas do Rio Verde – MT

Fonte: Verbo Press