Lucas do Rio Verde recebeu, nesta quinta-feira (05), a visita do artista visual rondonopolitano Luis Badaró. Selecionado no Edital Viver Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o artista está na fase de execução do projeto “Deriva: Intervenções em Arte Urbana”, que visa democratizar as linguagens artísticas, bem como a construção de espaços mais humanizados através de ações culturais no meio urbano.
O projeto foi escrito pela produtora cultural luverdense, Larissa Pelin, que explicou a importância de propagar as artes visuais no Mato Grosso. “Essa iniciativa promove a diversidade através da liberdade de criação e expressão do artista, contribui para o fomento da cena cultural em nosso estado, e permite que a população tenha outra visão em relação aos espaços públicos”.
Em sua ação em Lucas do Rio Verde, o artista Luis Badaró, produziu um mural em frente ao Lago Ernani José Machado, na Avenida Tocantis. Com o estilo de desenho e uma mistura de elementos naturais, orgânicos e do cotidiano, a arte pintada no mural tem um estilo abstrato, fazendo com que cada pessoa interprete de forma diferente.
“Participar de um edital desse nível foi uma experiência muito boa. Está sendo bem inspirador para mim, passar por várias cidades e deixar uma marca. A proposta é essa, escolher espaços urbanos que antes não eram vistos com bons olhos, transformá-los, e após a sua transformação, as pessoas sejam impactadas no dia a dia”, ressaltou Luis.
O projeto será realizado também nas cidades de Sinop (07 e 08/10),Tangará da Serra (20/10), Rondonópolis (23/10) e Barra do Garças (27/10). Cada mural será unicamente desenvolvido dentro da identidade visual do artista, e dos contextos de cada local de intervenção.